Atividade para o primeiro dia

TAREFA 1. Neste primeiro desafio de hoje á tarde, devemos procurar um artigo jornalístico que está na Internet e que tem o seguinte título “Professores usam apenas recursos mais simples do computador”.

Como não sabemos muito bem onde é que esse texto está, vamos abrir o buscador Google (http://www.google.com) e colocar na janela de busca a frase completa do título entre aspas.

Devemos chegar lá no artigo que está em um jornal online e que é da autoria da Agencia Brasil, de Brasília.

TAREFA 1a. Abra o programa Word (processador de texto) existente no computador e copie e cole o texto desse artigo em um documento de Word. Dica: Para copiar e colar informações, você deve primeiro selecionar o corpo do texto do artigo, apertar as duas teclas “Ctr0l” + “c” (para copiar) e depois, já no documento de Word  apertar as teclas (“Ctrol” + “v”) para colar esse texto.

Atenção: Provavelmente surgiram uns elementos estranhos quando você colou o texto extraído da Internet no documento de Word, verdade? É que as páginas da Internet tem alguns elementos que também foram transferidos para o novo documento. Nesse caso a minha recomendação é colar o texto do artigo primeiro no programa “Bloco de notas” e depois tomar esse texto já limpo (sem nenhuma formatação) e passar definitivamente para o Word.

O “Bloco de notas” você o encontra pelo caminho seguinte: Iniciar > Programas > Acessórios > Bloco de notas.

TAREFA 1b. Já com o texto completo (com título e autor)  copiado no Word, devemos formatar esse texto da seguinte forma:

– O título será colocado na fonte Arial tamanho 14 e negritos, enquanto que o corpo do texto estará em Arial também mas com tamanho 12 e sem negritos.

TAREFA 1c. No final do texto acrescente a fonte de onde foi obtido esse artigo. Para isso, tente fazer a referência bibliográfica desse texto da forma mais completa possível e não esqueça de colocar também o endereço ou URL desse artigo. Básicamente, essa  referência bibliográfica deverá ter: SOBRENOME, nome (do autor), título do artigo, nome do jornal, data. Também, como e um texto na Internet, devemos colocar o link de onde foi tomado esse texto (URL), precedido da frase “Disponível em:”.

TAREFA 1d. Descreva o tema e aspectos fundamentais desse breve artigo. De que trata esse artigo? Aproveite também para observar os outros elementos existentes ao lado desse artigo e que ajudam na navegação e  disseminação da informação: twitter, delicius, artigos relacionados, etc. Procure saber mais dessas ferramentas na Wikipedia (http://pt.wikipedia.org) ou digitando no Google “define:termo procurado” (por exemplo,  “define:twitter”).

TAREFA 1e. Salve esse documento de Word no computador ou pendrive com o texto já formatado e a referência da fonte. Identifique o arquivo como “seu nome_sobrenome_tarefa1” e envie-lo para o e-mail do professor Gonzalo que está na apostila.

TAREFA 2. Aproveite para saber a definição de Twitter, Delicius ou otro serviços de divulgação que aparecem relacionados com esse artigo de jornal. Para isso, digite no Google “define:termo procurado”

TAREFA 3. Navegue pela Internet e conheça alguns dicionários e glossários de utilidade para professores e estudantes de línguas. Comente os sites encontrados e seus links utilizando a ferramenta para “deixar um comentário” que está sob o título deste post.

Acho que é isso para agora à tarde.

7 Responses to “Atividade para o primeiro dia”


  1. 1 Catarina 27/03/2010 às 4:03 pm

    É um site interessante e ele fornece a pronúncia em Inglês Britânico e Americano

  2. 2 Audecir 27/03/2010 às 4:13 pm

    THE FREE DICTIONARY é o mais aconselhável para tirar dúvidas com relação a alguma palavra desconhecida, porque além da palavra e o seu significado ele também traz para nós a pronúncia da mesma.

  3. 3 BETH 27/03/2010 às 4:24 pm

    PODES ENCONTRAR VARIOS DICIONARIOS

  4. 4 Gonzalo 30/03/2010 às 4:33 pm

    Beth:

    ¿Dónde encuentro los diccionarios?

  5. 5 Paulo Góes 30/03/2010 às 11:35 pm

    Sobre a Tarefa 2, visitei no Google.com solicitando defina: twitter. Tive acesso ao site interney.net onde consegui várias (muitas) explicações sobre twitter e seus usos co firefox, e-mail, blog e suas facilidades. É tudo novo, muito complexo mas, vou aprender a usar. Abração, Paulo

  6. 6 Paulo Góes 30/03/2010 às 11:51 pm

    Sobre a Tarefa 3, visitei alguns sites sobre dicionários. Já conhecia e uso o Michaelis, que e atende uito bem. Tive a oportunidade de conhecer o MacMillan e fiquei muito impressionado co seu conteudo, além de ser free.Demorei-me bastante “testando” o MacMillan e não busquei outros. Mas farei. Abração, Paulo

  7. 7 Juliana 06/04/2010 às 4:55 pm

    No “dicionarioweb” é possível fazer muitas consultas em línguas diversas. Encontrei também muitos outros dicionários online, que são bastante eficazes na tradução de vária línguas.


Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Escreva seu e-mail para assinar este blog e saber sobre o envio de novos comentários neste blog.

Junte-se a 88 outros seguidores

Arquivos do blog


%d blogueiros gostam disto: