Preparação da apresentação em Power Point

Equipes, normas e recomendações para preparação das apresentações de Power Point.

Para o próximo encontro nosso, no dia 10 de abril, cada equipe deverá realizar uma apresentação em Power Point sobre um tema.

Baseado nos dados do sorteio e das pessoas que ainda estavam faltando, elaborei uma lista com os tema e as equipes responsáveis.

Título do artigo e equipe responsável

1- Estratégias didáticas utilizando Internet (p. 29 da apostila). Integrantes de equipe: Paulo, Marcos, Christianne, Tarsila e Aline Suely.

2- Comunidade virtual de aprendizagem colaborativa (p. 45 da apostila). Integrantes da equipe: Juliana, Jeane, Lídia.

3- Aprendizagem colaborativa e interatividade na web: Experiências com o Google docs no ensino de graduação (p. 51 da apostila). Integrantes da equipe: Alexandre, Rozilene, Joseane, Ma. da Penha.

4- Aprendizagem mediada e avaliada por computador: a inserção dos blogs como interface na educação (p. 59 da apostila). Integrantes da equipe: Aldenisce, Audecir, Catarina, Katia, Mônica, Andreline.

[como esta equipe ficou com seis integrantes, sugiro que uma parte dos membros desta equipe faça uma pesquisa e apresente algum outro artigo sobre uso dos blogs no ensino de línguas (pode ser de língua materna ou estrangeira)]

5- Contribuições da Metodologia WebQuest no processo de letramento dos alunos nas séries iniciais no Ensino Fundamental (p. 67 da apostila). Integrantes de equipe: Adna, Welma.

6- Aprendizagem em Regime Tandem: Uma alternativa no ensino de línguas estrangeiras on-line (p. 86 da apostila). Integrantes de equipe: João Oliveira de Lima Lopes

7- Reinventando a história em quadrinhos na sala de aula por meio da ferramenta tecnológica (p. 95 da apostila). Integrantes de equipe: Carla Galindo e Aline dos Santos

8- Um olhar panorâmico sobre a aprendizagem de línguas mediado pelo computador: dos drills ao sociointeracionismo (artigo de Ricardo Augusto de Souza disponível na Internet). Integrantes da equipe: Elaine , Elizabeth, Renata.

Falta inserir em alguma equipe a Aline dos Santos, Carla Galindo e Rouseblaise da Silva.

É isso? Qualquer dúvida, por favor, entrem em contato comigo.

———-0———-

RECOMENDAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DAS APRESENTAÇÕES EM POWER POINT

As apresentações serão avaliadas de acordo com os critérios seguintes:

a) domínio do tema e clareza na exposição (2 pontos);

b) seleção adequada dos conteúdos do artigo analisado (2 pontos);

c) formatação adequada (tamanho da fonte, cor e contraste adequados) (2 pontos);

d) uso correto das transições entre slides e das animações nos slides (2 puntos);

e) beleza (2 pontos).

Atenção: Cada membro de uma equipe deverá apresentar uma parte do Power Point realizado pela equipe!

Seguem algumas recomendações que deverão ser levadas em consideração:

1) No primeiro slide (inicial), coloque a referência completa do texto apresentado (incluindo título, autores, data e referência completa de onde foi tomado o artigo, por exemplo, livro ou revista). Não use animações nessa página inicial.

2) Nesse slide inicial terá também os nomes dos integrantes da equipe que realizaram a apresentação, assim como a data e curso de especialização “CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA ESPANHOL/INGLÊS, CESMAC”.

3) Essas apresentações são sobre textos teóricos, mas tentem inserir também alguma figura ou imagem relacionada com o tema apresentado.

4) Não coloque demasiado texto num mesmo slide. Utilize um tipo e tamanho de fonte adequado (arial ou verdana e tamanho não menor que 24 ou 28). É preferivel dividir a informação em vários slides com poucas linhas de texto e um tamanho adequado, antes que empurrar muita informação num slide só e com tamanho de fonte menor. Lembrem que a imagem projetada no laboratório é muito pequena!

5) Não abuse das animações.

6) Tente que as transições entre slides e animações não funcionem apenas por meio de clic. Muitos cliques seguidos cansam o dedo🙂 Você pode testar também o uso de seqüências de informações de forma automática (quando isso seja possível ou recomendável). (Na construção do Power Point experimente a opção de “personalizar apresentação”).

7) Tente que os textos não cheguem até o mesmo limite (borda) do slide pois é muito comum que a imagem projetada pelo datashow corte uma parte dessa borda, ou seja que a imagem projetada seja um pouco menor que a que você observa com o Power Poit aberto no computador. Por isso é melhor deixar sempre uma margem pequena entre o texto e o limite do slide.

8) Muito cuidado na hora de decidir utilizar imagens como fundo de toda a apresentação, pois a legibilidade dos textos se pode ver comprometida se o contraste entre a cor do texto e fundo não fosse adequado. É muito melhor utilizar alguns dos temas proporcionados pelo próprio Power Point ou eleger uma cor ou cores adequadas e de preferência uniformes.

9) Um aluno do curso de 2007 fez uma apresentação em que resume os conteúdos fundamentais de um texto importante para todos os professores que fazem uso do Power Point nas aulas (OLIVEIRA, 2003)* Vamos ver?

Se tiver dificuldades para ver a apresentação anterior, por favor, clique aqui. Se também não puder é porque existe alguma restrição no laboratório para acesso a esse tipo de mídias. Pode tentar depois em outro local.

10- Observe que essa apresentação anterior está no servidor Slideshare.net que é uma plataforma muito similar a Youtube, mas voltada especificamente para apresentações e textos diversos.

Os curiosos poderão perceber também que nesse servidor Slideshare.net eu tenho guardadas, mas acessiveis por todos, muitas apresentações anteriores. Convido vocês para que um membro de cada equipe se cadastre e coloque em Slideshare.net a versão final da apresentação realizada pela equipe. Depois o link da apresentação será divulgado para os outros colegas do curso. http://www.slideshare.net

Qualquer dúvida podem entrar em contato comigo antes.

11- Nunca trabalhou com Power Point ou tem  dúvidas de como fazer uma apresentação com esse programa?

No CINTED da Universidade Federal de Rio Grande do Sul encontraremos uma apresentação e várias demonstrações para aprender a fazer apresentações com Power Point.

Faça uma visita nesse site e clique na palavra Menu que está do lado esquerdo. http://penta3.ufrgs.br/tutoriais/powerpoint

12) Não esperem até dois ou três dias antes para começar a fazer suas apresentações. Tentem enviar para mim o trabalho já concluído antes da apresentação para eventuais comentários ou correções.

Boa sorte com o trabalho!

* OLIVEIRA, Adriano Nobre. Regras práticas para a criação de transparências com mídias eletrônicas. In: LEFFA, Vilson J. (org.). Produção de materiais de ensino. Teoria e prática. Pelotas/UCEPL: Educat, 2003, p. 105-123.

2 Responses to “Preparação da apresentação em Power Point”


  1. 1 Paulo Góes 30/03/2010 às 5:50 pm

    Nossa! Mais explicado, impossível! Sinceramente, você está me surpreendendo com sua maneira de ensinar. Você, realmente, ensina! Mostra como fazer. Estamos marcando uma reunião do grupo e, aí sim, entraremos em contato. Gracias señor. Abração, Paulo

  2. 2 Gonzalo 31/03/2010 às 9:02 am

    Meu caro Paulo,
    O que eu faço é respeitar as normas e recomendações do Design Instrucional (DI), além de um pouco de bom senso, claro!
    No ensino a distância você deve tentar que nas suas explicações o aluno entenda o que é para fazer, sem provocar grandes dúvidas. O problema é quando o aluno não quer ler atentamente o que está escrito e tenta fazer tdo superficialmente. Aí sim temos um problema🙂
    Abraços,Gonzalo


Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Escreva seu e-mail para assinar este blog e saber sobre o envio de novos comentários neste blog.

Junte-se a 88 outros seguidores

Arquivos do blog


%d blogueiros gostam disto: