Atividades para o segundo dia

Introdução

Em parte do horário da manhá e da tarde, vamos ver e debater sobre os conteúdos apresentados em Power Point.

Também continuaremos trabalhando com o processador de textos Word (que temos no laboratório, mas pode ser que você utilize na sua casa algum outro processador de textos como o Writer, que está no pacote de aplicativos (suite) do BR Office ou até escreva diretamente seus documentos na web, por meio do Google docs.

Esta sessão de tarefas com o  Word terá duas partes integradas. Em uma dela vamos procurar, salvar e editar imagens. Também veremos formas de publicar imagens na web.

Você lembra que na primeira das aulas fizemos uma tarefa com o processador de texto em que criamos e editamos um texto tomado de uma página na Internet? Agora vamos trabalhar com tabelas. As tabelas são muito úteis, por exemplo, para fazer um documento com figuras e mostrar léxico na língua estrangeira, mas aqui queremos aproveitar para mostrar como será possível também montar uma tirinha ou historinha gráfica, através da inclusão de fotos e também de formas básicas. Por último, queremos indicar como é possível salvar esse documento no formato pdf para que não seja alterado.

TAREFA 1a– Com o buscador de imagens do Google (http://images.google.com.br) você deverá encontrar e guardar duas (2) imagens de duas (2) categorias diferentes (ou seja, quatro imagens em total), por exemplo, de dois (2) países em que se fale a língua estrangeira, ou de coisas utilizadas na escola ou em um escritório ou outro tema que seja de seu interesse.

Buscador de imagens do Google

[Clique sobre a imagem para ver ampliada a localização de Google Images]

1b- Salve no computador as imagens obtidas. Para isso, aperte o botão direito do mouse quando fique acima da foto elegida e use a opção de “Salvar como”.

[ATENÇÃO – Tenha cuidado de ver em qual local do computador está salvando as imagens (por exemplo, em “Meus documentos”), porque pode ser que depois não lembre e tenha dificuldades em encontrar as imagens salvas recentemente. Também, elija imagens nos formatos “jpg” ou “gif”, que tem um peso muito menor.Talvez seja melhor guardar os arquivos diretamente no seu pendrive]

1c Abra um novo documento no processador de texto e com a opção de “Tabela” > “Inserir” > “Tabela” crie uma tabela com duas (2) colunas e quatro (4) linhas.

[ATENÇÃO – Recomendo que antes de inserir a tabela pule uma ou duas linhas  e nessa primeira linha (antes da tabela) escreva seu nome].

1d- Por último, coloque cada foto selecionada nas células das linhas 1 e 3, enquanto que nas células das linhas 2 e 4 você escreverá o nome do país correspondente ou da categoria que escolheu.

Você poderá editar como desejar o tipo e cor das linhas da tabela.
Gostou do resultado? Mostre-o para o professor e colegas. Salve o documento produzido e guarde-lo de alguma forma (pendrive, diskete, disco virtual. e-mail, etc.). Depois, o envie para o professor.

[ATENÇÃO – Você sabia que antes de enviar um arquivo para um outro lugar, por exemplo, num anexo de e-mail, você o deverá fechar e salvar antes? Se tentar enviar um arquivo pelo e-mail e ele estiver ainda aberto no computador, provavelmente o arquivo não chegará ou chegará corrompido. O deverá salvar antes de enviar]

TIRA OU HISTÓRIA COM IMAGENS FOTOGRÁFICAS

Para adquirir habilidades no computador ps alunos podem fazer desenhos e histórinhas no computador, utilizando algum programa de desenho simples geral como o Paint (da Microsoft) ou também algum programa específico para construir histórias em quadrinhos como o HagáQuê [veja exemplos aqui].

[CURIOSIDADE: Um gibi feito para as crianças do Mercosul ( Historieta del Mercosur – castellano e Gibi do Mercosul – português )].

Existem dicas para criar histórias em quadrinhos como esta, que são muito válidas, mas aqui vamos tentar trabalhar no processador de texto e com imagens tomadas com câmera digital,  de uma forma que seja mais próxima para a faixa etária dos alunos que estudam línguas estrangeiras na escola.

TAREFA 2– Como poderiamos produzir uma fotonovela ou tira fotográfica com nossos alunos?

a La Fotohistorieta de Lino. Lino é um gato que sempre está aprontando alguma coisa com seu “colega”.

Ver mais “fotohistorietas” de Lino em “La Revista de la Web

b- Clique nestes números para ver outros exemplos feitos por alunos de inglês e de espanhol [1] [2] [3]. O exemplo 3 foi feito por alunas de Secretariado Executivo.

Você não acha que cada dia é mais fácil e acessível fazer fotos digitais? verdade? Pois se você tiver as condições necessárias, poderia preparar uma atividade para que seus alunos criem em grupos uma fotohistória.

Isto que você acabou de aprender de colocar imagens em uma tabela já é um grande passo de avanço para produzir uma fotohistória, porque muito provavelmente vai precisar uma tabela para colocar as fotos realizadas. Agora só falta inserir os diálogos com as foto correspondentes.

TAREFA 3 Inserir globos de texto.
Selecionamos duas imagens como amostra para praticar [1] e [2]

Eleja uma (1) dessas fotos, e copie e cole em um documento aberto no processador de texto.

Uma vez que a foto ficar aberta no processador de texto, acrescente os balões de texto onde simulará um diálogo entre as duas pessoas que aparecem na foto. [Clique em “Desenhar” > “autoformas” > “textos explicativos”]

[Clique sobre a imagem para ver ampliada]

Mais ou menos poderia ficar como esta:

IMPORTANTE: Salve o trabalho realizado e envie para o professor como “nome+tarefa3+semana2”

Como você poderá imaginar a partir do que foi visto aqui, não é difícil criar uma fotohistória. Só precisa fazer escrever um roteiro prévio e fazer a série de fotografias correspondente; depois, colocar as fotos em uma tabela; mais tarde, incorporar os balões para as falas dos diálogos ou outros textos criados e já terão seus alunos a fotohistória pronta.

[ATENÇÃO – Para essa fotohistória, provavelmente você precisou saber como pode escrever os signos de interrogação e de exclamação no início das frases em espanhol, algo que é muito característico do espanhol. Pois é muito fácil. Com as combinações de teclas “alt + 168 = ¿”  enquanto que   “alt + 173 = ¡”   Pratique agora!!]

ALGUMAS RECOMENDAÇÕES PARA O TRABALHO COM FOTOGRAFIAS

a) Você já sabe que deve preferir fotos no formato JPEG ou GIF, que são mais leves.

b) Outra questão muito importante quando trabalha com imagens em apresentações ou documentos de texto, é que embora possa ajustar rapidamente as dimensões da imagem arrastando as bordas da mesma, na realidade você deveria redimensionar a imagem reduzindo-a com um editor de imagens, porque da outra forma a imagem seguirá tendo o mesmo peso (número de bytes) embora você a veja em menor tamanho.

c) Pode redimensionar uma imagem com o programa Paint (botão iniciar >programas > acessórios > Paint.  Mas recomendamos ter no seu computador algum software leve e prático para tratamento de imagens como o Irfanview ou Photofiltre.

d) Procedimentos para mudar o tamanho de uma imagem: i) com o Paint (menu Imagem > atributos e diminuir largura e altura); com o Irfanview (menu Image > Resize/resample) e com o Photofiltre (menu Image  image size). Um outro recurso interessante é crop (para recortar) ou sharpen (para realçar a imagem) com este dois últimos programas.

e) quer colocar suas fotos na Internet? Pode usar o serviço de Picasa (http://www.picasaweb.google.com) o de Moonk (http://www.moonk.com).

Mais alguma coisa? Então faça a pergunta ou acrecente informações utilizando a opção de “deixar um comentário”.

4 Responses to “Atividades para o segundo dia”


  1. 1 Jeane 14/04/2010 às 4:20 pm

    Pofessor, em português pergunta-se “você já…” e não “Já você…” escrito no item (a) de como trabalhar como fotográfias. Só estou dando um toque de português, não fique com zangado, ok?

  2. 2 Gonzalo 14/04/2010 às 7:27 pm

    Obrigado, Jeane, pela correção do português. Valeu!!
    Abraços,
    Gonzalo

  3. 3 Juliana 16/04/2010 às 4:10 pm

    Todas essas dicas de como trabalhar com tecnologias com os alunos são muito valiosas, sobretudo no caso das histórias em quadrinhos. Legal para aprimorar os trabalhos de sala de aula e enriquecer nossa prática docente.


  1. 1 Symantec Norton Promo Trackback em 02/10/2014 às 10:59 am

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