Atividades para o terceiro dia

Olá,

Fico um pouco triste porque chegamos no terceiro e último dos encontros desta disciplina. :-(

Um dos destaques do encontro anterior foi que tivemos contato com várias apresentações de diversos temas: ensino colaborativo, webquest, CALL, histórias em quadrinhos, blogs.  Alguma coisa devemos ter aprendido com essas exposições dos nossos colegas. Foi interessante, verdade?

Provavelmente a metodologia flexivel do WebQuest deve ter chamado a atenção de vocês.

Vamos aprofundar um pouco mais nessa metodologia.

Tarefa 1- Sobre podcast.

De início, visitemos o WQ preparado pela professora Vaness Camargo “WebQuest sobre podcast” (http://www.vanessarodrigues.net/webquest) que, como seu nome sugere, nele aprenderemos como podemos fazer um podcast (áudio em Internet). Observe as sete partes de um WQ tradicional (quais são?), observe também  a linguagem pedagógica utilizada e de passo aprenda sobre podcast, que foi o objetivo principal desse WQ.

Depois de ler a proposta desse WQ utiliz3 a opção de envio de comentários deste blog para responder as seguintes perguntas: (a) Você acha que é difícil preparar um podcast? (b) O que é um podcast e quais programas você deve ter para poder fazer um podcast? (c) Poderia propor alguma breve sugestão ou idéia de projeto utilizando podcast que poderia ser realizada na sua escola ou grupos de alunos?

Tarefa 2- Sobre WebQuests

Vamos aprofundar mais um pouco nas possibilidades da metodologia dos WebQuests (= Aventuras na web) , e também as Caças do Tesouro (conhecidas como “Scavenger Hunt” em inglés ou webgincanas em português).

Como uma introdução nesse tema observem esta apresentação existente no servidor de apresentações Slideshare.net http://www.slideshare.net/ladonordeste/webquest-1195108

Depois, os professores de inglês e de espanhol deverão realizar tarefas diferentes.

Na busca de WebQuest

Professores de inglês sigam este caminho:

Tarefa 2a (inglês)- QuestGarden muito provavelmente seja o maior servidor de WQ. Nele os professores podem criar, guardar e adaptar WQs (http://questgarden.com).

Utilize a opção “Curriculum x Grade Level Matrix” da ferramenta de busca de WQ desse site (http://questgarden.com/search) para procurar e selecionar dois (2) WQ de seu interesse. Não esqueça de copiar o nome, endereço e uma breve descrição dos WQ elegidos. Utilize um documento de Word ou do Bloco de notas para salvar essas informações.

Vamos aproveitar e conhecer um outro servidor de WQ em inglês. Visite o site Zunal (http://zunal.com) e na seção “WebQuest Help” leia mais sobre o que são os WQ. Depois, por meio do “WebQuestMenu” procure mais um WQ que seja interessante para você. Acrescente os dados e descrição básica desse WQ no documento aberto com os WQ anteriores que você elegeu.

Visite o site Zunal (http://zunal.com) e na seção WebQuest Help leiam mais sobre o que são os WQ.

Desse site escolha um WQ interessante para você e acrecente os dados na lista que está preparando.

Quando tiver a lista pronta com os três WQ descritos, visite esta página wiki e siga as intruções para acrescentar e salvar seus resultados nessa página.

Professores de espanhol sigam este caminho:

Tarefa 2a (espanhol)Devem visitar a revista MarcoELE e na seção de atividades procurar dois (2) exemplos de WebQuest e dois (2) exemplos de Cazas del Tesoro interessantes (http://marcoele.com/actividades)

Em um documento de Word ou Bloco de Notas, faça uma lista com os nomes desses WQ e CT elegidos, os links e uma breve descrição de cada um deles.

Visite depois esta página wiki e siga as intruções para colocar a lista com as atividades econtradas. (favor desconsiderar o uso da wiki. Use a opção de “envio de comentários”)

Tarefa 3a- Podcast e áudios. Vamos procurar e escutar exemplos de podcasts e áudios úteis para ensino de línguas? Atenção: Não poderemos fazer esta parte aqui por causa do bloqueio de arquivos de mídia, mas considero que você devería visitar os sites sugeridos ou outros com podcast e áudios que podem ser usados no ensino de línguas. 

- Listen to Englishhttp://www.listen-to-english.com

- Audiolinguahttp://www.audio-lingua.eu

- Ssl4you – Español Segunda Lengua para Todos – http://ssl4you.blogspot.com

- Radialistas.net http://radialistas.net

Tarefa 3b. Procure e encontre pelos menos quatro sites com áudios e vídeos interessantes para ensino de línguas. Coloque  seus resultados em um comentário neste mesmo blog.

Tarefa 4. FINAL. De forma individual elabore um plano de aula (de uma aula ou unidade didática) envolvendo o uso de alguma TIC. Envie para o professor seu plano de aula via e-mail.

Coloque os dados seguintes: nome da unidade o aula, objetivos, nível, conteúdos (comunicativos, lexicais, gramaticais e sócio-culturais) dessa unidade, descrição das atividades e tarefa final que será realizada. As atividades podem ser tanto na aula quanto para o horário extra-aula. Atenção: Você  terá até 15 dias a partir desta data de postagem para criar e enviar para o e-mail do professor esse plano de aula.

About these ads

40 Responses to “Atividades para o terceiro dia”


  1. 1 Alexandre Nunes de Lima 17/04/2010 às 9:11 am

    Tarefa 1

    Partes do PQ: Introdução, processo, recursos, avaliação, conclusão e créditos.

    Você acha que é difícil preparar um podcast?
    Não, é só dedicar um pouco de tempo e ter os programas necessários um microfone e as caixas de som.

    O que é um podcast e quais programas você deve ter para poder fazer um podcast?
    serviço permite que usuários criem os seus programas de aúdio (também conhecidos como episódios) sobre qualquer assunto e coloquem no ar para outras pessoas conectadas na Internet poderem ouvir diretamenteda web ou baixarem o arquivo no formato MP3 para escutar depois.
    Para criar um simples arquivo de áudio, utilizaremos um micorfone e o recurso que já vem instalado no Windows; o Gravador de som e o Audacity que é um programa gratuito, de código aberto, que oferece recursos avançados para editar e gravar áudios.

    Poderia propor alguma breve sugestão ou idéia de projeto utilizando podcast que poderia ser realizada na sua escola ou grupos de alunos?
    Poderia ser feito um podcast para que os alunos gravem a pronúncia do vocabulário da aula de espanhol, e depois cada equipe ouviria a outra para fazer a comparação.

  2. 2 Welma Júlia 17/04/2010 às 9:57 am

    Atividade para o terceiro dia
    WebQuest sobre podcast

    (A) Você acha que é difícil preparar um podcast?

    Observando o modelo desenvolvido pela professora Vanessa C. Rodrigues Bohn, conclui que não é tão difícil desenvolver um trabalho desta natureza. Basta apenas seguir o “passo a passo” e visitar os links que coordenam os programas utilizados para criar um podcast.

    (B) O que é um podcast e quais programas você deve ter para poder fazer um podcast?

    O Podcast é um arquivo de áudio, no formato MP3 e fica salvo para os usuários da Web ouvirem a qualquer momento, seja baixando o arquivo (download) ou ouvindo no próprio site. Um programa que pode ser utilizado é o Audacity, um programa gratuito de código aberto, que oferece recursos avançados para editar e gravar áudios.

    (C) Poderia propor alguma breve sugestão ou idéia de projeto utilizando podcast que poderia ser realizada na sua escola ou grupos de alunos?

    A idéia da rádio é excelente, mas poderia ser incrementada uma atividade em que os alunos formariam grupos musicais, gravando músicas cantadas por eles, utilizando o podcast. As músicas seriam conhecidas ou não. Eles também poderiam deixar disponível as letras das canções juntamente com o áudio.

  3. 3 Joseane Martins 17/04/2010 às 10:31 am

    (a)Você acha que é difícil preparar um podcast?

    Apesar de não haver usado, acredito que não seja dificil, pois os programas no orientam através de um passo a passo de fácil linguagem.

    (b) O que é um podcast e quais programas você deve ter para poder fazer um podcast?

    Podcast é um arquivo de aúdio, normalmente no formato MP3 e salvo para os usuários da Web ouvirem a qualquer momento, seja baixando o arquivo (download) ou ouvindo no próprio site. Um dos programos que utilizamos como recurso para o podcast é o Audacity, Podomatic, Mypodcast.

    (c) Poderia propor alguma breve sugestão ou idéia de projeto utilizando podcast que poderia ser realizada na sua escola ou grupos de alunos?

    A participação dos usuários ganhou maior destaque e, se antes o arquivo de áudio era apenas colocado para fazer o download, mas atualmente o usuário pode criar o seu arquivo de áudio através do serviço de Podcast e colocá-lo na Web para todos ouvirem.
    A escola em que trabalho faz uso do Podcast.Foi criado de uma rádio para fins de cumunicação interna e tambem para uso nos intervalos tocando musicas selecionadas pelos próprios alunos, sob a supervisão de um professor.

  4. 4 Audecir Santos 17/04/2010 às 10:38 am

    a) Professor, nunca tinha ouvido falar em um podcast.
    b) Depois de ler as informações contidas na Webquest, agora posso dizer que podcast é um serviço que permite aos usuários criarem os seus programas de rádio, sobre qualquer assunto e coloquem no ar para que outras pessoas, quando tiverem conectadas a Internet possam ouvir diretamente da Web podendo também baixar o arquivo em formato MP3.
    c) Proponho criarem nas escolas um rádio virtual, para se comunicar com os alunos em momentos de intervalo com avisos, notícias e também boatos recentes.

  5. 5 Andreline Figueirêdo 17/04/2010 às 10:50 am

    a) Para mim deve ser fácil, porém eu não sei como fazer porque nunca ouvir falar nesse programa.
    b) É um serviço que permite usuários a criar seus programas de áudio para outras pessoas conectadas na internet poderem poderem ouvir diretamente da wab ou baixarem o arquivo no formato MP3 para escutar a hora que quiser.
    c) Montar uma rádio com músicas de diversas línguas, inclusive portuguesas, com programas culturais com declamação de poesias da literatura universal. Programação especial de cantores de diversas partes do mundo falando sobre a biografia dos artistas. Notícias da escola, comunidade e fatos marcantes da cidade.

    a) Para mim deve ser fácil, porém eu não sei como fazer porque nunca ouvir falar nesse programa.
    b) É um serviço que permite usuários a criar seus programas de áudio para outras pessoas conectadas na internet poderem poderem ouvir diretamente da wab ou baixarem o arquivo no formato MP3 para escutar a hora que quiser.
    c) Montar uma rádio com músicas de diversas línguas, inclusive portuguesas, com programas culturais com declamação de poesias da literatura universal. Programação especial de cantores de diversas partes do mundo falando sobre a biografia dos artistas. Notícias da escola, comunidade e fatos marcantes da cidade.

    a) Para mim deve ser fácil, porém eu não sei como fazer porque nunca ouvir falar nesse programa.
    b) É um serviço que permite usuários a criar seus programas de áudio para outras pessoas conectadas na internet poderem poderem ouvir diretamente da wab ou baixarem o arquivo no formato MP3 para escutar a hora que quiser.
    c) Montar uma rádio com músicas de diversas línguas, inclusive portuguesas, com programas culturais com declamação de poesias da literatura universal. Programação especial de cantores de diversas partes do mundo falando sobre a biografia dos artistas. Notícias da escola, comunidade e fatos marcantes da cidade.

  6. 6 Catarina 17/04/2010 às 10:51 am

    Who do you want to be today?
    http://questgarden.com/100/75/3/100411105418/conclusion.htm
    This webcast will allow my students to ask themselves who do you want to be today? They will be able to choose if they want to live in a urban city, a rural farm area, in a desert, or near the ocean on an island.

    Down on the farm
    http://questgarden.com/99/32/2/100325113634/process.htm
    Come down on the farm to explore and learn about the different animals that live on a farm. Play the different games on the links to practice letter recognition, learn what animals live on the farm, the different sounds animals make and create your own farm.

    Travel through Time
    http://zunal.com/webquest.php?w=19749
    You are going to travel back to where it all started. How was the first President of the United States made President?

    CATARINA DE ALMEIDA FEITOSA DOS SANTOS

  7. 7 ELIZABETH 17/04/2010 às 10:53 am

    ELIZABETH-ATIVIDADE -1
    Partes: introdução, tarefas, processo, recursos, avaliação, conclusão, credito.
    Linguagem: penso que é uma língua orientada, enfoque por tareas, pois o aluno é orientado passo a passo.
    a) Não é difícil fazer , porem é necessário tempo;
    b) Gravador de som, audacity:
    c) Poderíamos fazer um trabalho voltado para a influencia da musica na vida dos alunos ou como a musica pode mostrar muito da cultura de um povo.

  8. 8 Aldenisce Silva dos Santos 17/04/2010 às 10:54 am

    a)Acredito que não, com um pouco de prática irei conseguir.
    b)Podcast é uma forma de publicação de programas de áudio pela Internet que permite aos utilizadores acompanhar a sua atualização.
    c)Sim. Um rádio virtual para trocar de informações entre o corpo docente e dicente da escola.

  9. 9 ELIZABETH 17/04/2010 às 10:55 am

    ATIVIDADE 2
    A) WEB QUEST:
    La musica popular em El mundo hispânico: mostra uma mescla da musica hespanica
    Camara…, accion: conhecer os elementos para fazer um filme, poder mudar o historia, como fazer uma entrevista, conhecer Penelope Cruz.

    CAÇA TESOURO :
    Mortadelo y filemón: através deste podemos trabalhar com as historia sem quadrinho e conhecer os personagens e historias deste .

    Uma caza, um poema: conhecer a poesia de Nicolas Guillen
    Trabalha com poemas

  10. 10 Juliana 17/04/2010 às 11:09 am

    THE FOUR SEASONS
    Jessica Corrales Buhrow
    http://questgarden.com/66/90/7/080630114553/process.htm
    Nessa WebQuestion os alunos aprenderão mais sobre as Estações do ano. Eles terão que fazer uma tarefa em grupos, onde cada integrante do grupo ficará com uma estação e usando os links apresentados, fará uma pesquisa para coletar informações sobre sua estação e fará um desenho representando a estação referida. Em seguida, terão que escrever algumas sentenças sobre sua estação.

    QUESTION WORDS
    http://questgarden.com/94/20/1/100311164114/
    Essa WebQuest é uma ótima maneira para revisar e aprimorar os conhecimentos acerca dos Pronomes Interrogativos em Língua Inglesa. Os alunos poderão aprender mais sobre significado, sentido e estrutura gramatical referentes ao conteúdo abordado.

    PREPOSITIONS
    John Alejandro Ramirez Goez
    http://zunal.com/process.php?w=56557
    Outra ótima ferramenta de aprendizagem é essa WebQuest referente a Preposições, que ao executar a tarefa, os alunos poderão reforçar seus conhecimento sobre a forma como utilizar cada preposição corretamente, sem necessariamente traduzir. Eles farão um projeto em que o visual fará muito mais sentido no processo de aprendizagem da Língua Inglesa.

  11. 11 Mônica Rejane 17/04/2010 às 11:09 am

    a)Sinceramente para mim parece ser difícil,pois não tenho habilidade em algumas áres dessa tecnologia.O Podcast,por exemplo,é uma novidade.Nunca ouvi falar!
    b)É um serviço que permite a criação de programas em áudio sobre qualquer assunto e pode ser colocado no ar para que outras pessoas,conectadas a internet, ouçam e possam baixar esses programas em formato MP3.
    c)Acredito que a partir dessas aulas que vivenciei aqui no curso passarei a utilizar,na medida do possível,os meios tecnológicos.Porém,apesar do conhecimento mínimo que tenho,seria interessante para as aulas de inglês um trabalho na parte de conversação.Ou seja,praticar pronúncia das palavras ou até mesmo frases e textos.Seria um trabalho de produção e reprodução à partir do conhecimento dos próprios alunos.

  12. 12 elaine 17/04/2010 às 11:13 am

    (a) Você acha que é difícil preparar um podcast?
    Não é uma tarefa difícil, mas necessita de certa habilidade no uso dos instrumentos informáticos. Porém creio que o resultado final dever ser bastante proveitoso e uma vez elaborado pode ser utilizado várias vezes o que implica em uma futura economia de tempo e trabalho.

    (b) O que é um podcast e quais programas você deve ter para poder fazer um podcast?
    O podcast é um serviço que permite a elaboração de programas de áudio digital, geralmente em formato MP3 ou ACC. A palavra é uma referência ao iPod, player portátil da Apple. Alguns dos programas utilizados para se construir um podcast são gravador de voz e o Audacity, que é um programa gratuito, de código aberto, que oferece recursos avançados para editar e gravar áudios.

    (c) Poderia propor alguma breve sugestão ou ideia de projeto utilizando podcast que poderia ser realizada na sua escola ou grupos de alunos?
    Uma proposta de atividade em sala para o podcast seria uma rádio escolar. Os alunos poderiam dividir-se em grupos e cada semana ou dia da semana uma determinada equipe ficaria responsável pela seleção das músicas na língua estrangeira e informações sobre as mesmas (nome do cantor, possível contexto histórico no qual foi escrita, etc.) para que toda a escola pudesse ouvir durante o intervalo. Essa é uma atividade que pode ser feita em conjunto com todas as línguas estrangeiras ofertadas aos alunos.

  13. 13 RENATA COIMBRA 17/04/2010 às 11:18 am

    TAREFA 1 – RENATA

    As sete partes de um WQ tradicional são:
    1 introdução
    2 tarefas
    3 processo
    4 recursos
    5 avaliação
    6 conclusão
    7 créditos

    PERGUNTAS:
    (a) Você acha que é difícil preparar um podcast?

    Acho que não. Com um pouco de dedicação e empenho, deve ficar mais fácil fazer a partir da prática.

    (b) O que é um podcast e quais programas você deve ter para poder fazer um podcast?

    “o Podcast nada mais é do que um arquivo de áudio, normalmente no formato MP3 e salvo para os usuários da Web ouvirem a qualquer momento, seja baixando o arquivo (download) ou ouvindo no próprio site”.

    Para fazer um podcast pode-se usar aparatos tais quais: um microfone e um gravador de som que já vem instalado no próprio sistema operacional do Windows. Também pode-se usar o Audacity como programa já que esse é gratuito, de código aberto e que oferece recursos avançados para gravar e editar áudio.

    (c) Poderia propor alguma breve sugestão ou idéia de projeto utilizando podcast que poderia ser realizada na sua escola ou grupos de alunos?

    Sim. Como sugestão, os alunos poderiam, a partir de uma atividade por tarefas (enfoque por tarea) chegar a tarefa final que seria apresentar um programa de rádio na hora do intervalo, aproximadamente 20 minutos. Essa tarefa seria para a turma, em que eles próprios se dividiriam em grupos menores e a partir daí se estruturariam para apresentar um programa de rádio, com direito a notícias e músicas e outros itens que têm nas rádios comuns, sendo que tudo deveria ser feito na língua estrangeira.

  14. 14 Alexandre Nunes de Lima 17/04/2010 às 11:20 am

    Tarefa 2 – Professor de espanhol

    Dois (2) exemplos de WebQuest:

    VÁMONOS DE VIAJE

    http://wq.proele.org/webquest/soporte_derecha_w.php?id_actividad=209&id_pagina=1

    Interesante WebQuest en la que se propone la realización de un itinerario de viaje para cada grupo. Los alumnos tienen que crear una guía o folleto informativo del viaje que vayan a realizar y presentárselo al resto de la clase.

    MANOLITO GAFOTAS – CALDERÓN, MANUEL

    http://www.mec.es/sgci/br/es/centrovirtualrecursos/mgafotas/tarea.shtml

    Proponen varias actividades (conocer al personaje, leer un capítulo de una novela, trabajar con el español coloquial, etc.) que posibilitan la realización de la tarea final: crear un relato en el que se narre una nueva aventura de Manolito Gafotas y realizar una ilustración sobre el contenido de la historia creada.

    Dois (2) exemplos de Cazas del Tesoro:

    UNA NIÑA LLAMADA CAPERUCITA ROJA – D’ISCHIA, ROSANGELA

    http://www.marcoele.com/descargas/caperucita.pdf

    Esta CT está dedicada a adolescentes. En ella, nuestros alumnos pueden aprender mucho acerca del cuento tradicional, los géneros narrativos y, claro está, sobre el relato de la niña y el lobo.

    ¿QUIERE USTED SER MILLONARIO? – DÍEZ DOMÍNGUEZ, PATRICIA

    http://marcoele.com/materiales/cazas/cazasele/CT%5B1%5D.Quiere_ser_millonario.htm

    Esta actividad surge de la necesidad de llevar al aula de ELE tareas que contemplen los malentendidos que se producen en un intercambio lingüístico de carácter oral a causa de la diferencia en la pronunciación. Con este ejercicio se pretende hacer reflexionar la necesidad de adquirir recursos que solventen malentendidos y eviten el fracaso en la comunicación. Para eso se presenta un vídeo humorístico en que dos nativos se encuentran con problemas de (in)comprensión mutua.

  15. 15 Aldenisce Silva dos Santos 17/04/2010 às 11:25 am

    http://questgarden.com/95/65/7/100203135728/
    The 5 Senses
    by Jessica Boudreau, McGill University
    Claudia De Fazio, McGill University
    Christina Mamagat, McGill University
    Netty Yen, McGill University
    What are the five senses?
    You will learn about…
    SIGHT
    HEAR
    TOUCH
    SMELL
    TASTE
    Comentario: Os cinco sentidos além de ser muito importante é prático e dinâmico para se trabalhar em uma sala de aula.

    (http://questgarden.com/search)
    Learn English As A Second Language – College of the Mainland, St. Vincent’s, GISD
    by Ana Rivera, St. Vincent’s
    This Webquest will help foreign students (K-4) to learn English.
    Learn English As A Second Language

    Comentario: Aprender o Inglês como uma segunda é muito importante no mundo da globalização, para adquirir experiências e trocar idéias com pessoas de diferentes culturas e costumes.

    Curriculum: Foreign Language | Grade Level: 9-12
    http://zunal.com/index-matrix.php?Curriculum=104&Grade=104t
    A Trip Around London
    Title: A Trip Around London
    Description: This is a WebQuest for a school trip to London. The pupils should get a general idea of London and what to expect from their trip.
    Grade Level: 9-12
    Curriculum: Foreign Language
    Keywords: London, monuments, places, tourism

    Comentario: uma viagem virtual pela WebQuest facilita muito para um turista inexperiente, ela permite o usuário conhecer os costumes, língua, moeda, tipos de comidas, lugares importantes, museu, etc. de vários lugares diferentes mesmo sem nunca ter ido lá e sem gastar quase nada.

  16. 16 Maria da Penha dos Santos Pedrosa 17/04/2010 às 11:28 am

    Tarefa 1

    O WQ tem as seguintes partes: introdução,tarefas,processo,recursos,avaliação,conclusão,créditos

    Você acha que é difícil preparar um podcast? sim,pois tem que usar recursos que eu não estou habilitada.

    b) O que é um podcast e quais programas você deve ter para poder fazer um podcast?
    Nada mais é do que um arquivo de aúdio, normalmente no formato MP3 e salvo para os usuários da Web ouvirem a qualquer momento, seja baixando o arquivo (download) ou ouvindo no próprio site.
    Para criar um simples arquivo de áudio, utilizaremos um micorfone e o recurso que já vem instalado no Windows; o Gravador de som.

    (c) Poderia propor alguma breve sugestão ou idéia de projeto utilizando podcast que poderia ser realizada na sua escola ou grupos de alunos? Sim;desde que a escola dispona de recursos.

  17. 17 Catarina 17/04/2010 às 11:30 am

    a) Você acha que é difícil preparar um podcast?
    O site (http://www.vanessarodrigues.net/webquest,explica passo a passo como fazer,então se torna fácil.

    (b) O que é um podcast e quais programas você deve ter para poder fazer um podcast?
    Podcast é um serviço ao qual permite que usuários criem os seus programas de aúdio (também conhecidos como episódios) sobre qualquer assunto e coloquem no ar para outras pessoas conectadas na Internet poderem ouvir diretamente da web ou baixarem o arquivo no formato MP3 para escutar depois.
    Para a criação é necessário um microfone,recurso do Windows(gravadores de sons),programa audacity e podomatic.

    (c) Poderia propor alguma breve sugestão ou idéia de projeto utilizando podcast que poderia ser realizada na sua escola ou grupos de alunos?
    Ensinar os alunos a utilização e sugerir a realização de entrevistas utilizando o conteúdo abordado (levar o aluno a praticar speaking).

    Catarina de Almeida Feitosa dos Santos

    • 18 Juliana Costa 17/04/2010 às 12:15 pm

      TARFA 1 – 17/04/2010

      Podcast

      a) A tarefa de criar um podcast próprio parece ser uma tarefa razoavelmente simples, mas dependendo do grau de familiaridade que uma pessoa tem em relação ao computador ou à internet, essa pode não ser uma tarefa das mais fáceis.
      b) Podcast é uma ferramenta na internet que permite aos usuários criarem seus programas de áudio, e permitindo que outras pessoas acessem, podendo ouvir ou baixar ou arquivos postados em formato Mp3.
      Para que se possa criar um poscast é necessário ter um microfone acoplado ao computador, e também programas com: Podomatic, Audacity, e MyPodcast.
      c) Como sugestão de atividade usando podcasts, poderia propor dramatizações em áudio e/ou vídeo, onde os alunos pudessem praticar as habilidades de listening e speaking.

      TAREFA 2 – 17/04/2010

      THE FOUR SEASONS
      Jessica Corrales Buhrow
      http://questgarden.com/66/90/7/080630114553/process.htm
      Nessa WebQuestion os alunos aprenderão mais sobre as Estações do ano. Eles terão que fazer uma tarefa em grupos, onde cada integrante do grupo ficará com uma estação e usando os links apresentados, fará uma pesquisa para coletar informações sobre sua estação e fará um desenho representando a estação referida. Em seguida, terão que escrever algumas sentenças sobre sua estação.

      QUESTION WORDS
      http://questgarden.com/94/20/1/100311164114/
      Essa WebQuest é uma ótima maneira para revisar e aprimorar os conhecimentos acerca dos Pronomes Interrogativos em Língua Inglesa. Os alunos poderão aprender mais sobre significado, sentido e estrutura gramatical referentes ao conteúdo abordado.

      PREPOSITIONS
      John Alejandro Ramirez Goez
      http://zunal.com/process.php?w=56557
      Outra ótima ferramenta de aprendizagem é essa WebQuest referente a Preposições, que ao executar a tarefa, os alunos poderão reforçar seus conhecimento sobre a forma como utilizar cada preposição corretamente, sem necessariamente traduzir. Eles farão um projeto em que o visual fará muito mais sentido no processo de aprendizagem da Língua Inglesa.

  18. 19 Jeane Farias 17/04/2010 às 11:31 am

    ANCIENT EGYPT: Are you ready to uncover the mystery of “Ancient Egyptian Afterlife”?…
    http://questgarden.com/93/96/5/091223085041/
    Author: Melike Kilicaslan, Bilkent
    Grade: 9-12 College/Adult
    Curriculum Areas:
    - Language Arts/English
    - Foreign Language Studies
    - Life skills/Language skills
    - Social Studies

    Comentario: Jeane Farias da Silva

    Esta WebQuest mostra o estilo de vida da civilização egípcia dando ênfase para os rituais fúnebres e pós- morte . Através dessas informações o aluno será levado a desvendar os mistérios deste povo antigo e entender os contrastes culturais entre essa e sua cultura. Além de desenvolver suas habilidades de Inglês como língua estrangeira de modo interdisciplinar entre inglês e história.

    BRAZILIAN FESTIVAL
    http://questgarden.com/83/52/1/090615072331/
    Grade: 9-12 College/Adult
    Foreign Language Social Studies
    AUTHOR:
    Adriana Machado
    Dazio Alexandre de Souza
    Edvaldo Souza
    Ignes Cecilia M. Oliveira
    Marcia Moura de Onofre
    Maria de Lourdes O. Castro

    Comentario: Jeane Farias da Silva

    Esta WebQuest é fantástica pois o aluno trabalhará em equipe e estudará a história e a cultura do Brasil – pais de dimensões continentais – de forma lúdica e através da internet, por isso, ele tem que ser conscientizado de que através desse estudo irá conhecer e erradicar qualquer forma de preconceito pelas três manifestações culturais: Carnival in Rio de Janeiro; Parintins Folkloric Festival in Amazonas; “Festa de São João” in Campina Grande.
    Ambas as Webquests escolhidas são interdisciplinar e auxiliam o desenvolvimento do aluno na: leitura e produção em inglês; estimula o raciocínio lógico e a criatividade.
    Stop Bullying Now!!
    http://zunal.com/webquest.php?w=56473
    Author: Tania Morgan
    Description: Student Bullying WebQuest to educate students on their roles and actions in bully prevention.
    Grade Level: 9-12
    Curriculum: English / Language Arts
    Keywords: Bully, Bullying, Webquest

    Comentario: Jeane Farias da Silva

    Nesta WebQuest os alunos conhecerão o que é Bulling. É importante que este tema seja trabalhado para que os agressores se conscientizem e as vítimas saibam seus direitos. Este tema é muito atual e voltado para a realidade brasileira onde a violência cresce sem medidas e nossos gestores sentem-se de mãos atadas para evitar ou proteger os inocentes, porque a escola é um espaço para todos e não se pode negar a nenhuma criança o direito a educação. Porém medidas preventivas ou sócio-educativas devem ser tomadas. O Conselho Tutelar ou CREAS são órgãos que tem como função trabalhar para erradicar a violência psicológica, física, verbal e devem ajudar a escola na luta contra a violência.

  19. 20 Welma Júlia 17/04/2010 às 11:34 am

    Atividade 2

    Seguem abaixo dois exemplos de Webquest e de Cazas del Tesoros:

    Webquest (http://marcoele.com/materiales/wq/wqele/index.html)

     Bueno, Bonito y Barato Por AA.VV. (Práctica de un curso de TIC en línea).

    “Las tres “B”: Bueno, bonito y barato. Esto es lo que todo el mundo quiere comprar…
    Tú y tus compañeros habéis fundado una nueva y ambiciosa empresa publicitaria.
    ¡Enhorabuena! Vuestro primer trabajo llegó ayer por e-mail: La agencia de viajes “Idaivuelta” quiere encargaros su próxima campaña de publicidad para sus ofertas turísticas en España.
    Si hacéis un buen trabajo es muy posible que vuestra fama se extienda y que vuestra empresa publicitaria sea un gran éxito”
    Los objetivos de esta WebQuest comprenden desde familiarizarse con el mundo profesional de la publicidad, investigar el mercado del turismo en España, seleccionar los medios de información y comunicación más adecuados para la campaña publicitaria propuesta, hasta la elaboración de los productos adecuados a los medios seleccionados: vídeo publicitario, eslogan, etc.
    Al final, los alumnos tienen que presentar un informe, usando el programa Power Point, a “la agencia de viajes” que encargó el proyecto.
    No incluye Guía didáctica.

     Cámara… ¡acción! Por AA.VV. (Práctica de un curso de TIC en línea).

    La tarea final de esta WebQuest prevé la realización de un suplemento de cine español con el apoyo de diferentes sitios de Internet y un blog.
    “¿Te interesa el cine? En esta página podrás…

    …ver alguna que otra película corta en español,
    …hacer entrevistas a actores
    …(o ser tú el entrevistado),
    …y finalmente preparar la sección de espectáculos de una revista.
    Los alumnos, gracias a esta Webquest” y de forma amena y muy activa, entrarán en contacto con la realidad cinematográfica española.
    No incluye Guía didáctica.

    Cazas del Tesoros (http://marcoele.com/materiales/cazas/index.html)

     Un fin de semana en Barcelona, por Carol Feige

    Los alumnos, que deberán planear un fin de semana largo en Barcelona, obtendrán, a lo largo de la actividad, información sobre diferentes aspectos de esta ciudad: alojamiento, comidas, visitas, tiempo… Esta caza presenta, desafortunadamente, algunas erratas. Quien esté interesado en llevarla al aula, puede subsanarlas sin ninguna dificultad. No se especifica el nivel.

     Un regalo especial para el día de San Valentín, por Rosangela D’Ischia

    O dia de “San Valentín” é uma das festas mais conhecidas em todo o mundo. Os casais apaixonados neste dia trocam presentes e se dedicam poemas e canções de amor. Este assunto me parece de muito interesse para estudantes do Ensino Fundamental e Médio, sendo eles adolescentes e jovens, o tema está muito próximo da realidade deles.

  20. 21 Kátia Menezes 17/04/2010 às 11:36 am

    a)Professor, eu sinceramente não tenho conhecimento desse arquivo de áudio.Nunca utilizei esses recursos nas minhas aulas,mas a partir de agora tentarei aprender.
    b)O podcast é um arquivo de áudio que permite os usuários a criarem os seus programas sobre qualquer assunto e coloquem no ar para as pessoas conectadas à internet ouvirem diretamente da Web ou baixarem arquivo no formato MP3.
    c)A idéia de propor alguma atividade tecnológica para mim é algo novo,porém reconheço que no ensino de línguas há uma necessidade maior,pois o aluno precisa ter um contato direto com o idioma, ouvi-lo mais, para que possamos realizar conversações e manter uma integração com o mesmo.

  21. 22 Adna Maria de Souza 17/04/2010 às 11:37 am

    WEBQUEST -
    http://questgarden.com/97/72/8/100304073512/
    Juegos Digitales
    Susan De Angelis, UBA
    Se trata de una webQuest que explota diversos juegos digitales presentes en la web con el objeto de que los usuarios descubran sus potencialidades educativas.

    http://questgarden.com/96/62/0/100217045731/
    Alvaro de Pablo, Salesianos Carabanchel
    Los Animales
    Unidad didáctica de descripción de animales.

    http://www.nebrija.es/~mhamann/trabajosdealumnos/ELEQUEST_TE_APASIONA_EL_CINE/index.htm
    ¿TE APASIONA EL CINE?
    Uma WebQuest que trata de películas con atividades que pueden trabajar adjetivos.

    http://wq.proele.org/webquest/soporte_derecha_w.php?id_actividad=209&id_pagina=3
    Vámonos de viaje
    WebQuest que trata de médios de transporte, alojamientos e comidas y verbos en tiempo futuro.

    CAZA AL TESORO
    http://www.marcoele.com/descargas/caperucita.pdf
    Una niña llamada Caperucita Roja
    Para desarrollar la creatividad, estimular la fantasía, enriquecer el vocabulario, mejorar la comprensión lectora y la expresión escrita y oral.

    http://marcoele.com/materiales/cazas/cazasele/CT%5B1%5D.Quiere_ser_millonario.htm
    ¿QUIERE SER MILLONARIO?
    Para trabajar el fenómeno SESEO

    Adna Maria de Souza.

  22. 23 Andreline Figueirêdo 17/04/2010 às 11:38 am

    LA MÚSICA POPULAR EN EL MUNDO HISPÁNICO
    EMILIO QUINTANA
    Esta Webquest ofrece una clara y sencilla actividad para conocer la música popular hispana. Está dirigida a estudiantes holandeses de nivel A1, aunque puede adaptarse sin ningún problema a cualquier nacionalidad. Su tarea final es una exposición oral por parejas sobre uno de los tipos de música latina donde deben mostrar a la clase una canción característica de ese estilo, previamente seleccionada por la pareja. Respecto a los recursos, son todos definiciones de los varios estilos musicales extraídas de la Wikipedia. Enciclopedia libre.
    http://marcoele.com/actividades/cazas-del-tesoro/cazas-para-ele/

    UN SON DE NICOLÁS GUILLÉN
    CARDONA SÁNCHEZ, MARÍA NIEVES
    WQ para niños con un nivel de español A2 (aunque puede ampliarse hasta el B1). Su objetivo principal es el componente sociocultural de la isla de Cuba. Con esta WQ conoceremos mejor esta isla gracias a la poesía de Nicolás Guillén. Las actividades son claras y están bien estructuradas. La tarea final es la elaboración de un documento Word donde se exponga todos los conocimientos aprendidos en el proceso. WQ creada en marzo de 2007. GUÍA DIDÁCTICA
    http://marcoele.com/actividades/cazas-del-tesoro/cazas-para-ele/

    UNA CAZA, UN POEMA
    CARDONA SÁNCHEZ, MARÍA NIEVES
    CT para niños. Nos da a conocer la figura de Nicolás Guillén con la lectura de “Son para niños antillanos”. Los alumnos, después de haber trabajado este poema, deben contestar a la gran pregunta inventando un final para el texto. Creada en marzo de 2007.
    http://marcoele.com/actividades/cazas-del-tesoro/cazas-para-ele/
    UN REGALO ESPECIAL PARA EL DÍA DE SAN VALENTÍN
    D’ISCHIA, ROSANGELA
    Disponible en versión texto. El día de san Valentín es una de las fiestas más conocidas en todo el mundo. Todos los enamorados se intercambian regalos y se dedican poemas y canciones de amor. Si quieres saber más sobre esta fiesta tan popular sólo tienes que contestar a las siguientes preguntas.
    http://marcoele.com/actividades/cazas-del-tesoro/cazas-para-ele/
    Comentário: Todas essa atividades me parecem ser muito interessantes para colocar em prática com os alunos.

  23. 24 Juliana Costa 17/04/2010 às 11:46 am

    Podcast

    a) A tarefa de criar um podcast próprio parece ser uma tarefa razoavelmente simples, mas dependendo do grau de familiaridade que uma pessoa tem em relação ao computador ou à internet, essa pode não ser uma tarefa das mais fáceis.
    b) Podcast é uma ferramenta na internet que permite aos usuários criarem seus programas de áudio, e permitindo que outras pessoas acessem, podendo ouvir ou baixar ou arquivos postados em formato Mp3.
    Para que se possa criar um poscast é necessário ter um microfone acoplado ao computador.
    c) Como sugestão de atividade usando podcasts, poderia propor dramatizações em áudio e/ou vídeo, onde os alunos pudessem praticar as habilidades de listening e speaking.

  24. 25 Joseane Martins 17/04/2010 às 11:57 am

    Webquest elegida

    1)Vámonos de viaje

    http://wq.proele.org/webquest/soporte_derecha_w.php?id_actividad=209&id_pagina=1

    Webquest elaborada por grupo 4 con Webquest

    Propone un viaje, imaginaria por algunos países de Hispanoamérica.
    El objetivo de esta webquest es planificar un viaje a través de páginas
    web en español, y comunicar despúes los planes a los amigos de aula.

    2)Las corridas de toros: ¿sí o no?

    http://wq.proele.org/webquest/soporte_tabbed_w.php?id_actividad=232&id_pagina=1

    Las corridas de toros son, junto con el flamenco, la tradicion más conocida de España.
    Sin embargo, están mal vistas por una gran parte de la población.
    Para los que defienden los derechos de los animales,
    no son un arte sino una fiesta violenta en la que se celebra cómo se mata a un animal.

    La WQ propone una discursión cerca las corridas de toros través de un debate en clase, adonde
    los equipos deberán dividirse en defesa y contra las corridas.

    Caza al tesoro elegida

    3)UNA NIÑA LLAMADA CAPERUCITA ROJA
    D’ISCHIA, ROSANGELA

    http://www.marcoele.com/descargas/caperucita.pdf

    Trata de un famoso cuento y también por ser una CT dedicada a adolescentes
    del nivel A2/ B1 de ELE.
    En ella, los alumnos pueden aprender mucho acerca del cuento tradicional,
    los géneros narrativos y sobre el relato de la niña y el lobo.

    4) ¿Quién es Pablo Neruda y por qué le gustaban tanto las papas fritas?
    (p.j.m.izquierdo@ub.uio.no)

    http://enmitg.pbworks.com/FagPed2008

    Hacer con que los alumnos puedan conocer un poco sobre la vida de este grand poeta.

  25. 26 João Oliveira 17/04/2010 às 12:03 pm

    TAREFA 1

    Você acha que é difícil preparar um podcast?

    Analisando os comentários expostos no WQ pela professora Wanessa Carvalho R. Bohn, considero que não seja difícil preparar um “Podcast”, creio também que hoje com o avanço tecnológico, assim como, outros recursos o Podcast com o seu áudio via internet, me parece bastante interessante e bastante atrativo para o ensino de língua estrangeira.

    O que é um podcast e quais programas você deve ter para poder fazer um podcast?

    Segundo Bohn, o podcast seria um serviço que permite que os usuários criem os seus programas de aúdio (também conhecidos como episódios) sobre qualquer assunto e coloquem no ar para que outras pessoas conectadas à Internet possam ouvir diretamenteda web ou baixarem o arquivo no formato MP3 para escutar depois. Dessa forma, para se preparar um podcast, basta apenas dominar o uso da internet.
    Os programas necessários para a confecção de um podcast são: Audacity, mp3directcut, podomatic e mypodcast.

    Poderia propor alguma breve sugestão ou idéia de projeto utilizando podcast que poderia ser realizada na sua escola ou grupos de alunos?

    Sugiro que seja feito a criação de uma rádio on-line, onde algumas atividades propostas em sala se aula fossem expostas nessa rádio, como por exemplo, para aumentar o interesse/curiosidade dos alunos pela disciplina de língua estrangeira, criaríamos um determinado programa de rádio, em determinado horário, em que todos os alunos de uma determinada turma devam está conectados on-line via msn (grupos), neste momento eles poderiam pedir músicas de artistas (do país da língua estrangeira estudada) de sua escolha, após a música ambos iriam trocar imformações sobre a vida do artista, curiosidades e informações à respeito da cultura do país do artista.

  26. 27 Audecir Santos 17/04/2010 às 12:09 pm

    A Visit to South Africa

    http://questgarden.com/77/54/3/090302173056/
    by Dana Doherty, The Falk School

    What are you wearing?

    http://questgarden.com/90/27/5/091109090513/
    In this Webquest we are going to practice names of clothing
    COMENTÁRIO.
    Muito interessante navegar na Webquest, porque tem muitos sites e conteúdos que você pode utilizar em sua profissão.

  27. 28 Maria da Penha dos Santos Pedrosa 17/04/2010 às 12:12 pm

    MARIA DA PENHA 2
    webquest A- 1.Menu español para una fiesta del curso: conhecer a culinaria espanhola;
    2-Un son de Nicolas Guillén: trabalhar com poesia e aspectos culturais de Cuba por meio do poeta N. Guillén

    caça tesouro:1. una niña llamada carperacita roja, AUTORA: Rosangela D’Ischia: é bom para trabalhar os generos textuais
    2- Tradiciones en Navidad,

    Conhecer as tradicões de España e Latinoamérica

    http://wq.proele.org/caza/soporte_tabbed_c.php?id_actividad=194&id_pagina=1

  28. 29 Elaine 17/04/2010 às 2:22 pm

    TAREFA 2

    WEBQUEST

    1.QUÉ FANTÁSTICA ESTA FIESTA
    BRIME BERTRAND, MARÍA EUGENIA
    Esta WQ con formato wiki propone a los alumnos un viaje por los cinco continentes descubriendo las diferentes culturas a través de sus fiestas. La tarea final consiste en la creación de un wiki común, en el que se enlazarán los wikis de cada grupo, en el que se hará un recorrido por los diferentes tipos de fiestas de cada continente. Cada grupo tendrá que hacer una presentación en su wiki de las fiestas nacionales, internacionales, religiosas y curiosas de su continente utilizando los diferentes recursos que nos ofrece la red (fotos, archivos de audio, videos…). Después tendrán que mandar una invitación al resto de la clase para una de las fiestas. La ventaja de utilizar un wiki es que los alumnos pueden trabajar directamente en la página de la WQ creando páginas nuevas, pueden ver el trabajo de los compañeros mientras está en proceso de elaboración y el profesor puede controlar este proceso gracias a la herramienta “historial”.

    2. ¿BUSCAS TRABAJO?
    BLÁZQUEZ, CAROLINA; GÓMEZ, MARÍA; FERRER, ÀNGELS; & GARCÍA, ALBERTO
    Excelente unidad didáctica con estructura de Webquest, en la que se presenta un interesante recorrido por el mundo del trabajo. Los alumnos para conseguir realizar la tarea final, que consite en “encontrar” un trabajo en España, aprenden o repasan, entre otras cosas, las técnicas de creación de curriculum vitae así como de cartas de presentación. Se trabaja también con los diferentes tipos de conectores. Muy recomendable.

    CAZA DEL TESORO

    1. UNA NIÑA LLAMADA CAPERUCITA ROJA
    D’ISCHIA, ROSANGELA
    “Había una vez una niña muy bonita llamada Caperucita Roja…. ” así empieza el famoso cuento y también esta CT dedicada a adolescentes del nivel A2/ B1 de ELE. En ella, nuestros alumnos pueden aprender mucho acerca del cuento tradicional, los géneros narrativos y, claro está, sobre el relato de la niña y el lobo.
    ¿QUIÉN ES PABLO NERUDA Y POR QUÉ LE GUSTABAN TANTO LAS PAPAS FRITAS?

    2. IZQUIERDO, JOSÉ MARÍA
    “Contar cuentos, sentir con palabras, pensar en imágenes y… saber comer bien, son elementos fundamentales de las culturas hispánicas. Un buen ejemplo es Don Pablo, el camarada Neruda, escritor de poemas de amor, de cantos a nuestra querida América y odas a casi todo lo que tiene importancia.” Con esta caza del tesoro, los alumnos no sólo sabrán quién es Neruda y qué, cómo y sobre qué ha escrito, sino que también responderán a la “gran pregunta” sobre nuestro poeta y su relación con las papas.

  29. 30 Marcos Dias 17/04/2010 às 2:33 pm

    À primeira vista, parece até ser difícil ou complicado, mas a partir do momento em vermos e observamos as instruções, a atividade se torna até uma atividade contagiante, tendo em vista que uma atividade virtual é sempre empolgante; o podcast é um serviço que se utiliza das ferramentas virtuais e através dele pode-se ouvir músicas e até criar uma rádio!!!
    Uma atividade que poderia ser feita fazendo o uso do podcast, seria a criação de uma rádio, mas com um diferencial, a rádio poderia dar dicas, sugestões de leituras aos professores, ao profissional da área de Letras!!

  30. 31 Juliana Costa 17/04/2010 às 2:34 pm

    Etapas da WebQuest

    1. Introdução
    2. Tarefas
    3. Processo
    4. Recursos
    5. Avaliação
    6. Conclusão
    7. Créditos

    Podcast

    a) A tarefa de criar um podcast próprio parece ser uma tarefa razoavelmente simples, mas dependendo do grau de familiaridade que uma pessoa tem em relação ao computador ou à internet, essa pode não ser uma tarefa das mais fáceis.
    b) Podcast é uma ferramenta na internet que permite aos usuários criarem seus programas de áudio, e permitindo que outras pessoas acessem, podendo ouvir ou baixar ou arquivos postados em formato Mp3.
    Para que se possa criar um poscast é necessário ter um microfone acoplado ao computador, e também programas com: Podomatic, Audacity, e MyPodcast.
    c) Como sugestão de atividade usando podcasts, poderia propor dramatizações em áudio e/ou vídeo, onde os alunos pudessem praticar as habilidades de listening e speaking.

  31. 32 Jeane Farias da Silva 17/04/2010 às 2:53 pm

    ne Farias da Silva
    Tarefa 01 terceiro dia

    Resp.: A
    A maior parte desses recursos tecnológicos são novidades para mim. Sei que não é difícil preparar um podcast. Mas exige tempo para ser acessado e atualizado, isto, é um empecilho para mim. Também se eu for levar este instrumento como ferramenta de aprendizagem os alunos vão me aula da utilização do podcast. Não me sinto segura para usá-lo no meu trabalho. Sinceramente foi muita informação para apenas 3 aulas, o senhor tem muitas idéias e elas são ótimas. Gostei muito desse contato que foi bem menos técnico e muito prático.

    Resp.: B
    É um serviço que permite ao usuário criar seus programas de áudio ou rádio virtual e coloquem no ar para outras pessoas conectadas na internet poderem ouvir diretamente da web ou baixarem o arquivo no formato MP3 para escutar depois.
    Para criar um simples arquivo de áudio, utiliza-se um microfone e o recurso que já vem instalado no Windows; o Gravador de som, localizado em:

    Iniciar > todos os programas > acessórios > entretenimento > gravador de som

    Se tiver alguma dúvida na utilização do gravador, leia o tutorial do site do Baboo.
    Programas gratuitos para edição de áudio:
    Audacity
    Sites gratuitos para hospedagem de Podcast:

    Em ambos, os sites é necessário criar um cadastro para login.

    Podomatic

    MyPodcast
    Exemplos de Podcasts escolares:

    http://www2.murrieta.k12.ca.us/tovashal/bcoley/coleycast/index.htm
    (em inglês)

    http://www.podcast.sitedaescola.com/ – Podcast onde o Prof. Eziquiel Menta fala sobre Informática na Educação e Software Livre

    Reportagens sobre o uso de rádio na escola ( Para os professores!)

    http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0165/aberto/mt_189459.shtml

    http://www.arede.inf.br/index.php?option=com_content&task=
    view&id=590&Itemid=99
    Listas de diretórios de Podcast:

    Podcast Station

    Podcast.net

    Podbr

    Resp.: C
    Propor uma rádio virtual na qual os alunos possam colocar suas músicas preferidas ou expor suas produções seja em Português ou em LE para desenvolver as habilidades orais, discursivas e criativas.

  32. 33 Elaine 17/04/2010 às 3:04 pm

    http://www.diputaciondevalladolid.es/multimedia/musica.shtml

    Este site não foi uma busca feita para este momento, o conheço a algum tempo e acho de muita validade para quem gosta de música e literatura. Um exemplo é o CD “Poesía Necesaria” em que encontramos vários artistas musicando poemas de famosos escritores do mundo hispano. Nele também será possível encontrar vídeos e outras informações culturais.

  33. 34 João Oliveira 17/04/2010 às 3:25 pm

    TAREFA 2
    WQ 1: CÁMARA… ¡ACCIÓN!
    Esta WebQuest prevé la realización de un suplemento de cine español con el apoyo de diferentes sitios de Internet y un blog.
    Podrás ver alguna película corta en español, hacer entrevistas a actores (o ser tú el entrevistado) y finalmente preparar la sección de espectáculos de una revista. Los alumnos, gracias a esta Webquest y de forma amena y muy activa, entrarán en contacto con la realidad cinematográfica española.
    Creo que las películas llaman bastante la atención de los alumnos, les gustan muchísimo hacer tareas de esto tipo.
    Ver en la página:
    http://wq.proele.org/webquest/soporte_izquierda_w.php?id_actividad=217&id_pagina=1

    WQ 2: A SANTIAGO
    En esta webquest se les plantea a los estudiantes la realización del Camino de Santiago desde Roncesvalles a Santiago en 15 días. Además de decidir entre todos cuándo van a viajar, cada estudiante debe preparar su mochila y planificar una etapa del viaje (tarea final) con información acerca de los kilómetros que van a recorrer ese día, las cosas que van a visitar y en qué momento, el alojamiento, etc. Al final de la webquest, todos deberán disponer de la planificación completa del viaje, la cual debe quedar reflejada en un blog del grupo o bien en cartulinas, de acuerdo con los recursos disponibles o según los medios con que se prefiera trabajar.
    Me parece una buena tarea, cuando se habla en viaje, conocer otros países, estudiar las curiosidades y cultura, siempre son extrema importancia para la enseñanza de una lengua extranjera. Estas actividades hacen con que los alumnos despierten un mayor interés por el contenido estudiado.
    Ver en la página:
    http://www.marcoele.com/phpwebquest/webquest/soporte_tabbed_w.php?id_actividad=16&id_pagina=1&PHPSESSID=e80c21dd1cdf2eb1eec7c6f4f31120a4

    Cazas del Tesoro 1: UN REGALO ESPECIAL PARA EL DÍA DE SAN VALENTÍN

    Disponible en versión texto. El día de san Valentín es una de las fiestas más conocidas en todo el mundo. Todos los enamorados se intercambian regalos y se dedican poemas y canciones de amor. Si quieres saber más sobre esta fiesta tan popular sólo tienes que contestar a las siguientes preguntas.

    Es muy importante conocer otras culturas.

    Ver en la página:
    http://marcoele.com/actividades/cazas-del-tesoro/cazas-para-ele/

    Cazas del Tesoro 2: ¿QUIÉN ES PABLO NERUDA Y POR QUÉ LE GUSTABAN TANTO LAS PAPAS FRITAS?

    Con esta caza del tesoro, los alumnos no sólo sabrán quién es Neruda y qué, cómo y sobre qué ha escrito, sino que también responderán a la “gran pregunta” sobre nuestro poeta y su relación con las papas.

    Pablo Neruda es un maravilloso poeta, los alumnos van gustar muchísimo de conocer un poco sobre la vida desto Chileno.

    Ver en la página:
    http://enmitg.pbworks.com/FagPed2008

  34. 35 João Oliveira 17/04/2010 às 3:32 pm

    TAREFA 2

    WQ 1: CÁMARA… ¡ACCIÓN!

    Esta WebQuest prevé la realización de un suplemento de cine español con el apoyo de diferentes sitios de Internet y un blog.
    Podrás ver alguna película corta en español, hacer entrevistas a actores (o ser tú el entrevistado) y finalmente preparar la sección de espectáculos de una revista. Los alumnos, gracias a esta Webquest y de forma amena y muy activa, entrarán en contacto con la realidad cinematográfica española.

    Creo que las películas llaman bastante la atención de los alumnos, les gustan muchísimo hacer tareas de esto tipo.

    Ver en la página:
    http://wq.proele.org/webquest/soporte_izquierda_w.php?id_actividad=217&id_pagina=1

    WQ 2: A SANTIAGO

    En esta webquest se les plantea a los estudiantes la realización del Camino de Santiago desde Roncesvalles a Santiago en 15 días. Además de decidir entre todos cuándo van a viajar, cada estudiante debe preparar su mochila y planificar una etapa del viaje (tarea final) con información acerca de los kilómetros que van a recorrer ese día, las cosas que van a visitar y en qué momento, el alojamiento, etc. Al final de la webquest, todos deberán disponer de la planificación completa del viaje, la cual debe quedar reflejada en un blog del grupo o bien en cartulinas, de acuerdo con los recursos disponibles o según los medios con que se prefiera trabajar.

    Me parece una buena tarea, cuando se habla en viaje, conocer otros países, estudiar las curiosidades y cultura, siempre son extrema importancia para la enseñanza de una lengua extranjera. Estas actividades hacen con que los alumnos despierten un mayor interés por el contenido estudiado.

    Ver en la página:
    http://www.marcoele.com/phpwebquest/webquest/soporte_tabbed_w.php?id_actividad=16&id_pagina=1&PHPSESSID=e80c21dd1cdf2eb1eec7c6f4f31120a4

    Cazas del Tesoro 1: UN REGALO ESPECIAL PARA EL DÍA DE SAN VALENTÍN

    Disponible en versión texto. El día de san Valentín es una de las fiestas más conocidas en todo el mundo. Todos los enamorados se intercambian regalos y se dedican poemas y canciones de amor. Si quieres saber más sobre esta fiesta tan popular sólo tienes que contestar a las siguientes preguntas.

    Es muy importante conocer otras culturas.

    Ver en la página:
    http://marcoele.com/actividades/cazas-del-tesoro/cazas-para-ele/

    Cazas del Tesoro 2: ¿QUIÉN ES PABLO NERUDA Y POR QUÉ LE GUSTABAN TANTO LAS PAPAS FRITAS?

    Con esta caza del tesoro, los alumnos no sólo sabrán quién es Neruda y qué, cómo y sobre qué ha escrito, sino que también responderán a la “gran pregunta” sobre nuestro poeta y su relación con las papas.

    Pablo Neruda es un maravilloso poeta, los alumnos van gustar muchísimo de conocer un poco sobre la vida de esto Chileno.

    Ver en la página:
    http://enmitg.pbworks.com/FagPed2008

  35. 36 Rozilene Rodrigues G. Albuquerque 17/04/2010 às 3:44 pm

    Dois WQ

    MANOLITO GAFOTAS
    CALDERÓN, MANUEL

    http://www.mepsyd.es/exterior/br/es/centrovirtualrecursos/mgafotas/presentacion.shtml

    Nace como WQ para estudiantes de enseñanza media (portuguesa) y, en ella, se proponen varias actividades (conocer al personaje, leer un capítulo de una novela, trabajar con el español coloquial, etc.) que posibilitan la realización de la tarea final: crear un relato en el que se narre una nueva aventura de Manolito Gafotas y realizar una ilustración sobre el contenido de la historia creada.

    VÁMONOS DE VIAJE

    http://wq.proele.org/webquest/soporte_derecha_w.php?id_actividad=209&id_pagina=1

    Interesante WebQuest en la que se propone la realización de un itinerario de viaje para cada grupo, cuidando todos los detalles. Los alumnos tienen que crear una guía o folleto informativo del viaje que vayan a realizar y presentárselo al resto de la clase.

    Dois CT

    UNA NIÑA LLAMADA CAPERUCITA ROJA
    D’ISCHIA, ROSANGELA

    http://www.marcoele.com/descargas/caperucita.pdf

    Esta CT dedicada a adolescentes del nivel A2/ B1 de ELE. En ella, nuestros alumnos pueden aprender mucho acerca del cuento tradicional, los géneros narrativos y, claro está, sobre el relato de la niña y el lobo.

    UNA CAZA, UN POEMA
    CARDONA SÁNCHEZ, MARÍA NIEVES

    http://www.marcoele.com/phpwebquest/caza/soporte_mondrian_c.php?id_actividad=13&id_pagina=1&PHPSESSID=3ed9a003f7f80e226592afc39e1cea6f

    CT para niños. Nos da a conocer la figura de Nicolás Guillén con la lectura de “Son para niños antillanos”. Los alumnos, después de haber trabajado este poema, deben contestar a la gran pregunta inventando un final para el texto. Creada en marzo de 2007.

  36. 37 Mônica Rejane 17/04/2010 às 3:45 pm

    1-La Comida del Mundo Hispanohablante

    http://questgarden.com/70/28/6/100215164346/
    Katie Taylor
    Modified by Sharon Fanning
    A WQ sugere um trabalho sobre a elaboração de um “Menu” em espanhol.O professor propõe que os alunos escolham um prato,cozinhem e dividam com a sala.

    Researching the concept of “menu del dia”, students will create one from each different country in the Spanish-speaking world and display it on a poster board in class. They will also choose a dish and write up the recipe from their menu to cook and share in class.

    2A Trip to New York City

    http://questgarden.com/84/05/8/090626065039/
    by Tanya Grapp
    A WQ sugere um trabalho sobre a elaboração de uma viagem em um fim de semana,para a cidade de Nova York,incluindo pelo menos 5 atividades.Lembrando que a viagem não é recomendada para menores de 16 anos.

    In this webquest, you will work in a group of three and will be making a travel plan for a weekend trip to New York City. This travel plan will include at least five activities. DISCLAIMER: Please be aware that this webquest is not recommended for chidren under 16, without adult supervision.

    3-Dream House

    http://questgarden.com/83/20/9/090606234316/
    by Badreya Mohsin

    A WQ sugere uma atividade sobre a idealização da casa dos sonhos interna e externa.

    Students designs their dream houses and select the furniture in each room as well as designing the exterior and enterior designs of the house.

  37. 38 Lídia 17/04/2010 às 4:14 pm

    http://marcoele.com/actividades/webquest/webquest-para-ele/

    GRAMATIQUEST. EM BUSCA DE LA GRAMATICA PERDIDA
    Caballero Díaz, Celia e Revira Callado, José

    Comentário de Lídia Maria Dantas Filha
    A webquest tinha como de interessante a importância da gramática no estudo de uma língua extrageira. Partindo da origem da gramática espanhola, se encontrava também fotos dos grandes gramáticos, os alunos criaram uma própria gramática através de análise de portais e exercícios.
    E para mim foi muito interessante porque estou aplicando um projeto nas escolas onde trabalho sobre as habilidades da língua e vou trabalhar a gramática pois, irei fazer com eles mais ou menos assim .

    ¿BUSCAS TRABAJO?
    Blásquez,Carolina; Gómez,María; Ferrer,Ángels; e García,Alberto

    Já essa webquest tem como fundamento mostrar como encontrar um trabalho na Espanha mostrando as técnicas de criação de curriculum vitae assim como carta de recomendações, se trabalha também os diferentes tipos de conectores.
    Quanto a mim foi válido porque aprendi fazer um currículo formal e passar para meus alunos principalmente os do médio que pretende ter instruções de como errumar seu primeiro trabalho.

    TRADICIONES EN NAVIDAD
    Ruíz Frutos, María José

    No caça tesouro acima mostra as festas tradicional do país da Espanha fazendo a relação e diferença com o nosso país o Brasil através de vídeo,textos e imagens.
    Então achei importante nas descobertas da cultura do país da lí.ngua estudada .

    CAZANDO UN POCO DE PRAGMÁTICA
    CARDONA, NIEVES & DÍEZ, PATRICIA

    Nesse caça tesouro aborda a dificuldade em um contexto comunicativo sobre a necessidade de aprender os outros aspectos comunicativo contem uma parte humorística onde o aluno vai responder umas séries de perguntas que cauzará uma refexão .
    Gostei muito de como trabalhar o alunado principalmente na questão dos falsos cognatas do espanho.

  38. 39 Lídia 20/04/2010 às 8:01 pm

    Lídia Maria Dantas Filha
    Tarefa -1 sobre Podcast

    Podcast é um tipo de arquivo de audio , geralmente em MP3 distrbuido gratuitamente pela internet e pode ser transferido automaticamente para o computador da pessoa. O programa por ele apresentado são : o ipod e brodcast.
    Prepará um podcast é fácil pois, com essa instrução facílima dando passo a passo digo isso para aqueles que já tem uma habilidade com a máquina é mais fácil ainda e quanto aos que não tem é um bom
    Acho o projeto interessante sei que bem produtivo para o conhecimento dos alunos ,no qual ele adquiri e produz seu próprio conhecimento, na verdade o alunado tornará sujeito ativo do saber.

  39. 40 Renata 30/04/2010 às 6:24 pm

    saudade da aula no frio. rsrsrsrs


Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Escreva seu e-mail para assinar este blog e saber sobre o envio de novos comentários neste blog.

Junte-se a 64 outros seguidores

Arquivos do blog


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 64 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: