Prefeituras começam a adquirir computadores para as escolas

A notícia recente aparecida no site do MEC brasileiro “Prefeituras começam a adquirir computadores para as escolas”  relata que as prefeituras de Uberaba (MG), Rio de janeiro e São Bernardo do Campo (SP) foram as primeiras em aderir a ata de preço para realizar a compra de computadores portáteis para equipar alunos e professores.

Somado à notícia, pelo lado bom parece que o ministro de educação já sabe que não adianta proporcionar os aparelhos a professores e alunos sem ter a preparação e reflexão necessária sobre as possibilidades de uso pedagógico desses aparelhos. Para mim, a fórmula é simples. Por cada real gasto em equipamento deve ser gasto, como mínimo, outro real em formação de professores; contando também que essa formação e reflexão deveria ser continuada e não apenas proporcionada em um curso ou treinamento inicial.

Ainda é necessário atender outros aspectos. Quando olhamos uma imagem como a que coloquei para ilustrar este comentário, com os alunos trabalhando com os laptops, percebemos que o docente deverá ser preparado também para proporcionar noções de ergonomia para esses alunos e que os professores de Educação Física poderão muito bem colaborar estimulando a prática de exercícios específicos para evitar problemas surgidos pelo uso cada vez maior desse tipo de aparelho e das posições que isso implica.

Por sorte uma equipe de trabalho já está analisando o tema da acessibilidade das pessoas com deficiências, mas que tem que ver também temas com a ergonomia e usabilidade em geral.

Outros aspectos que deverão ser pensados nessa implantação em grande escala são o estabelecimento de canais e políticas eficientes para manutenção dos laptops e das redes de informática das escolas, sem deixar de pensar também nos provedores de acesso a Internet.

Fontes utilizadas:

– “Prefeituras começam a adquirir computadores para as escolas”, MEC, 27 de dezembro de 2010. 
URL: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=16193:prefeituras-comecam-a-adquirir-computadores-para-as-escolas&catid=210&Itemid=86

– Imagem tomada do blog do programa UCA em Santa Catarina http://pro-uca-sc.blogspot.com

– Acessibilidade para Pessoas com Deficiência nos Laboratórios de Informática e Laptops Educacionais. texto colaborativo organizado por Jaime Balbinio e Chistiane de Mello Cabral
https://docs.google.com/document/pub?id=1lm7UqiWMNIA1DrC2pumgM4oxTkvA2Mj-HKoxW_KPygE

1 Response to “Prefeituras começam a adquirir computadores para as escolas”


  1. 1 Paulo Góes 28/12/2010 às 10:15 pm

    Pois é Gonzalo, lembra da notícia que nos passou sobre a Argentina????? A mesma situação!!! Ainda bem que notícias boas estão sendo “copiadas”. Abração, Paulo


Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Escreva seu e-mail para assinar este blog e saber sobre o envio de novos comentários neste blog.

Junte-se a 88 outros seguidores

Arquivos do blog


%d blogueiros gostam disto: