Verdade=mentira=fição=realidade… O dilema dos jovens na web

Por meio de uma noticia da BBC Mundo aparecida com esse título, mas em espanhol, ficamos sabendo que varias pesquisas inglesas apontam as dificuldades dos estudantes para saber a veracidade das informações que encontram na Internet, entre outros problemas relacionados com o letramento digital em geral.

“Hoje, mais que nunca, existe uma grande quantidade de informação na Internet que é muito confiável, acadêmica; há excelentes trabalhos jornalísticos  […], porém, ao mesmo tempo, proporções similares de informações são de distorcões, propagandas, mentiras, falsidades, meias verdades e qualquer tipo de lixo. É muito difícil, especialmente para os jovens, separar o grão da palha”.

Vale a pena ver o artigo completo.

Imediatamente pensei que nada mudou depois do estudo do “polvo arborícola“, feito por Donald Leu há mais de uma década, que mostra as dificuldades dos jovens para separar o que é verdade do que é falsidade na informação existente na Internet, mas também lembrei do caso mais recente do vídeo da própria BBC, sobre os “penguins voadores”, que costumo utilizar em cursos sobre letramento digital para professores.

Polvo arborícola http://zapatopi.net/treeoctopusO caso do “polvo arborícola” http://zapatopi.net/treeoctopus

Tudo isto indica que o letramento digital, em todos seus aspectos, é cada vez mais necessário e importante, e deveria estar inserido de forma real e eficaz nos currículos escolares.

Observem o vídeo da BBC sobre os penguins voadores e tirem suas conclusões. Todos nossos alunos conseguiriam distinguir o que e real do que foi manipulado? As habilidades e competências com a informação, as novas tecnologias e a leitura e compreensão de textos, hipertextos e audio-visuais, deve passar pelo senso crítico do usuário, por isso é tão importante o papel do educador, também neste “novo” frente de atuação.

A competência cognitiva e o senso de cidadania digital são dois elementos da Competência Digital (CD) proposta por Jordi Adell, que estão bastante relacionados com o que foi comentado acima. Ver esquema de ADELL (2010-2011).

Como podemos trabalhar com tudo isso na escola de forma mais ou menos continuada e com a qualidade necessária?

Indo para o puro lazer, poderiamos mencionar também o caso do filme de terror “Contatos de Quarto Grau” (“The Fourth Kind”), com sua manipulação midiática com o fim de vender a história e o filme. Ainda muitos pensam se foi verdade ou mentira, mas vamos deixar isso para outro dia.

Quantas vezes por dia temos esse tipo de dilema enquanto olhamos informação na Internet?

Links utilizados:
http://www.bbc.co.uk/mundo/noticias/2011/10/111004_tecnologia_internet_jovenes_mentiras_verdad_mr.shtml
http://news.yahoo.com/blogs/lookout/tree-octopus-latest-evidence-internet-making-kids-dumb-20110202-102041-435.html
http://zapatopi.net/treeoctopus
http://www.youtube.com/watch?v=9dfWzp7rYR4
http://mc142.uib.es:8080/rid=1HVKVRCFC-JDK8QJ-15J/CD_Competencia_Digital_Jordi.cmap
http://articles.cnn.com/2009-11-06/entertainment/fourth.kind.real_1_fourth-kind-movie-alien-disappearances-nome-alaska-abductions
http://www.youtube.com/watch?v=dDQpsK7uKN4
http://www.ceticismoaberto.com/ufologia/3618/contatos-de-quarto-grau-no-baseado-em-fatos-reais

Anúncios

1 Response to “Verdade=mentira=fição=realidade… O dilema dos jovens na web”


  1. 1 Jorgelina (@jorgelinat) 05/10/2011 às 1:21 pm

    Gonzalo,

    Yo tengo ese dilema todos los días, claro, lo distingo, pero me hago la misma pregunta. Y sin contar también la manipulación de la información que se lleva a cabo y muchas veces no nos damos cuenta.

    Creo que es de suma importancia que las nuevas tecnologías estén presenten en las clases, ahora bien, cuántos realmente estamos dispuestos a su uso efectivo? Y además, cuántos contamos con un buen laboratorio de idiomas para poder realizar las actividades? Tal vez pocos. Ahora bien, a pesar de esas dificultades, la reflexión es sumamente necesaria y la reflexión conjunta!!!!!!!!!!!!


Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Escreva seu e-mail para assinar este blog e saber sobre o envio de novos comentários neste blog.

Junte-se a 91 outros seguidores

Arquivos do blog


%d blogueiros gostam disto: