Aakash – O tablet de 35 dólares para estudantes indianos

Uma via que encontrou o governo indiano para diminuir a brecha digital tem sido até agora investir pesado em tecnologias de baixo custo direcionadas para as classes mais carentes e também para levar a comunicação a lugares mais afastados, como foi o caso das antenas de celular que funcionam com energia solar e o sistema de ensino a distância através de celular, uma alternativa colocada em prática pela Universidade Nacional Aberta Indira Ganhdi (IGNOU).

Hoje fiquei sabendo do lançamento da tableta Aakash (que significa “céu” em hindi).

Veja a notícia em português aqui.

Pensar apenas que a tecnologia ressolve os problemas da educação por ela mesma seria cair em um reducionismo tecnológico, mas proporcionar ferramentas acessíveis e de acordo com as condições locais é um passo muito importante e necessário e nisso o governo indiano trabalha há muito tempo.

Esta notícia deveria ser de interesse do governo brasileiro pois há menos de um mês que foi divulgado neste mesmo blog os planos anunciados de produzir aqui tablets para nossos estudantes, provavelmente seguindo uma alternativa muito mais cara.

2 Responses to “Aakash – O tablet de 35 dólares para estudantes indianos”


  1. 1 Paulo Góes 06/10/2011 às 10:59 pm

    Pois é, o governo brasileiro informou, no ano passado, que os alunos de escolas públicas iriam receber computadores (netbooks…). Uma emprêsa iria produzir e seriam distribuidos. Onde estão? os Tablets para os indianos são bem mais baratos, por que não aqui? Nos dois casos brasileiros, tenho desconfiança que a viabilização deve ter passado por Brasília e, … , não devem ter chegado a um acordo $$$$$$$. Uma pena!

  2. 2 Gonzalo 12/11/2012 às 8:33 am

    O desenvolvimento do tablet Aakash não ficou parado. Acompanhando a carreira tecnológica para continuar atrainte, um ano depois desta notícia (agora em 12/11/2012), conhecemos que uma nova versão do tablet foi lançada.
    http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/india-lanca-nova-versao-do-tablet-mais-barato-do-mundo
    O Brasil poderia oferecer um tablet escolar similar pelo custo de 40 reais como fez a India? Tomara que sim, mas duvido disso.


Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Escreva seu e-mail para assinar este blog e saber sobre o envio de novos comentários neste blog.

Junte-se a 88 outros seguidores

Arquivos do blog


%d blogueiros gostam disto: