Lyricsgaps. Aprender línguas com música

Não conheço professores de línguas que não utilizem as músicas em suas aulas, de forma mais ou menos regular. Sites como o Youtube são uma fonte importante para ver e escutar canções de artistas conhecidos ou não. Alguns sites utilizam esses vídeos para oferecer outros serviços como mostrar também as letras das canções. Sem dúvida, essa possibilidade é de grande importância, porque a diferença de um filme legendado, o ritmo facilita a memorização do texto poético presente na canção.

Recente soube de um serviço que acrescenta mais possibilidades de trabalho na união da letra com o vídeo da música. Trata-se de Lyricsgaps.com . Com ele é possível praticar a audição de músicas em 14 idiomas: alemão, chinês, coreano, danes, espanhol, francês, grego, holandês, inglês, italiano, japonês, português, romano e russo.

http://es.lyricsgaps.com

Lyricsgaps possui 4 modalidades: Karaokê, Beginner (desplegável com opções), Intermediate (10 espaços para preencher) e Expert (30 espaços para preencher), apresentando exercícios para saber o significado de qualquer palavra clicando acima dela e também com a possibilidade de ler as letras. Cada canção tem um nível de dificuldade diferente.

Você é professor? Lyricsgaps possui uma funcionalidade que permite que você crie seus próprios exercícios. Introduza espaços na parte da canção que precisar e depois poderá compartilhar a atividade com seus alunos. Também poderá ver a pontuação obtida pelos alunos.

Como usuários,  Lyricsgap permite acrescentar exercícios, fazer o download com as práticas em formato pdf, acessar “Meu vocabulário” para ver as palavras utilizadas nos exercícios e também ver a progressão realizada.

Link: http://es.lyricsgaps.com

Nem sempre é necessário praticar dessa forma, pois apenas com assistir o vídeo e ver a letra da canção já é um ganho, sem precisar sempre de ter que fazer o preenchimento de lacunas. Por outro lado, praticar com o karaokê é a parte melhor quando já se teve contato prévio com essa canção, mas todas estas opções podem ser realizadas de acordo com o gosto do aluno. O professor pode, simplesmente, apresentar a música, e deixar que seus alunos pratiquem de acordo com suas preferências no horário fora da aula.

O que você achou de Lyricsgap?

Anúncios

1 Response to “Lyricsgaps. Aprender línguas com música”


  1. 1 Vanderlei 19/07/2012 às 11:46 am

    He echado un vistazo y me ha gustado voy a profundizar conocimientos para usarlo con mis alumnos y, principalmente, para aprender inglés.
    Gracias por compartirlo.
    Vanderlei.


Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Escreva seu e-mail para assinar este blog e saber sobre o envio de novos comentários neste blog.

Junte-se a 95 outros seguidores

Arquivos do blog


%d blogueiros gostam disto: