O que seria um docente inovador? Reflexões de um professor

O que seria um docente inovador?

profeleyendoacriancasNão é aquele que mais se destaca no uso das novas tecnologias, nem o que fala com palavreado de difícil compreensão com os colegas (PLEs, trabalho na nuvem, mapas conceituais, Edmodo, LMS, etc.), nem o que dê mais cursos de formação para seus colegas como formador, nem o mais reconhecido nas redes sociais, nem o que tem um blog, nem o que assiste a todas as reuniões ou eventos educativos para explicar mil vezes suas experiências de sala, e muito menos quem mais certificados pode incorporar a seu currículo. Um docente inovador é aquele que se adapta à realidade da classe. Quem usa as ferramentas que, no momento oportuno, parecem mais adequadas. Quem sabe realizar uma aula com os meninos para que ao tocar a campainha eles fiquem com a sensação de quero mais. Quem é capaz de transmitir parte do que sabe aos seus colegas sem jargões estranhos que potencia e usa uma elite. Quem é capaz de ser mais um dentro de um coletivo que deve avançar.

O melhor docente é o que dá o melhor na sua aula. Que utiliza as ferramentas que considera úteis. O que, apesar de diferentes contratempos, tenta oferecer o melhor de si mesmo a seus alunos e colegas. O que sempre está disposto a colaborar. O que não faz cara feia se os colegas não pensarem igual a ele. O que tenta melhorar primeiro a aula e depois o resto do coletivo. Um coletivo que se encontra no centro educativo e em todo o relacionado com ele (alunos, docentes e familiares). Esse é um docente inovador. Melhor dizendo… é um grande docente.

Este texto foi traducido e adaptado por Carolline Ferreira (aluna de último ano da carreira de letras espanhol da UFAL) a partir do comentário “¿Qué es ser un docente innovador?”    aparecido no blog Xarxa TIC em 24 de novembro de 2012, mas proponho continuar com a reflexão.

Caro professor ou aluno que está lendo isto, faça o teste que está neste link e pense também nas perguntas realizadas nesse teste e sobre o que foi dito aqui acima.

Alguma conclusão?

O que será mais importante, a inovação tecnológica ou a boa pedagogia e o companheirismo?

1 Response to “O que seria um docente inovador? Reflexões de um professor”


  1. 1 Jorgelina 19/12/2012 às 6:33 pm

    Gonzalo y todos los lectores:
    Conincido ampliamente con esta afirmación:

    O melhor docente é o que dá o melhor na sua aula.

    Para mí, eso es “innovar”.


Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Escreva seu e-mail para assinar este blog e saber sobre o envio de novos comentários neste blog.

Junte-se a 88 outros seguidores

Arquivos do blog


%d blogueiros gostam disto: