Um esquema mais fácil da taxonomia de Bloom?

A taxonomia para o domínio cognitivo de Bloom é muito conhecida e já teve diversas versões, entre elas, específicas para o uso com as TICs. Podemos ver em Eduteka (em espanhol) um artigo sobre o tema,   assim como uma tabela comparativa e Susan Oxnevad teve a boa ideia de reunir em Scoop.it uma serie de publicações que tratam sobre esta taxonomia (em inglês).

Através de uma postagem de Suki Husain no blog LearningToday.com conheci BloomingOrangerecentemente uma forma original de mostrar alguns verbos relacionados com cada uma das categorias da taxonomia de Bloom. “The Blooming Orange: Bloom’s Taxonomy Helpful Verbs Poster“, como seu nome indica, possui o formato de uma laranja.

O formato mais comum é hierárquico, com níveis e vertical. Com esse formato circular a intenção é mostrar que essas habilidades e seus verbos correspondentes não acontecem de forma isolada, elas ocorrem simultaneamente e, segundo sua autora, dessa forma deve ser mais fácil sua compreensão e aplicação por parte dos professores.

A percepção dessas possibilidades em seu conjunto é importante pois muitas vezes os professores nos concentramos em perguntas e atividades que propiciam o trabalho apenas com os níveis menos exigentes de lembrar ecompreender.

O que você acha?

Como um complemento termino com uma apresentação feita em Storybird sobre os verbos e as ações para cada nível da taxonomia de Bloom.

0 Responses to “Um esquema mais fácil da taxonomia de Bloom?”



  1. Deixe um comentário

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Escreva seu e-mail para assinar este blog e saber sobre o envio de novos comentários neste blog.

Junte-se a 88 outros seguidores

Arquivos do blog


%d blogueiros gostam disto: