Plataforma oferece aulas online de inglês e espanhol a alunos da rede pública

Cerca de 30 mil vagas em curso online gratuito de inglês e 25 mil vagas em espanhol são abertas por semestre para alunos da rede estadual de São Paulo. O projeto enfatiza o preparo de estudantes do ensino médio e do EJA (Educação de Jovens e Adultos) para a expressão oral, enquanto as aulas regulares costumam dar mais atenção ao ensino da gramática.

A plataforma é o primeiro curso a distância de Daiane Domingos Ribeiro, 14, que cursa o 1° ano do ensino médio na Escola Estadual Alexandre Von Humboldt, na Vila Anastácio (zona oeste da capital).

“Estudo em período integral e o online é muito bom pela acessibilidade em qualquer hora. Você não tem aquela preocupação com o dia em que tem de fazer as tarefas; acessa quando pode.” “O curso foi muito eficiente para me ensinar a escrita e a pronúncia, além do uso dos verbos e de palavras legais”, avalia.

Para o aluno do 3° ano do ensino médio Felipe dos Santos Lijas, 16, a diferença em relação às aulas que tinha na escola estadual Benedito Tolosa, na zona norte, foi a ênfase na oralidade. “Na escola, o curso de inglês era mais com ênfase na gramática”, conta Felipe, que agora faz o curso de espanhol.

“No espanhol, estou aprendendo a pronúncia das palavras, que são diferentes dependendo da localidade, e pegando boa parte da escrita. É boa a oportunidade porque a minha escola não tem espanhol na grade curricular.”

 Evasão

Em atividade desde 2012, o curso de inglês não usa mais o desempenho como critério de admissão. Com 80 horas de estudo, divididos em oito módulos de dez horas cada, o curso da Evesp (Escola Virtual de Programas Educacionais do Estado de São Paulo) é de nível intermediário e leva aproximadamente quatro meses para ser concluído.

Segundo a coordenadora da Evesp Ana Carolina Nunes Lafemina, o curso tem um aproveitamento de cerca de 30%, mas esse número poderia ser maior.

“O curso é gratuito e não é obrigatório, o que precisa ser levado em conta nas desistências iniciais. Há ainda um processo cultural que precisa ser mudado em relação ao ensino a distância, de que é necessário comprometimento pessoal para levar os estudos adiante”.

Curso

O acesso pode ser feito de modo remoto em um computador residencial ou nas escolas que dispõem de salas de informática. Cada aluno recebe do governo estadual um fone de ouvido com microfone para ouvir e gravar suas falas no idioma estrangeiro.

Já o curso de espanhol, de nível básico, começou a funcionar este ano. Diferentemente do curso de inglês, não dispõe de tutor online e dá preferência a estudantes que estão concluindo o ensino médio e com rendimento escolar. A carga horária é de 60 horas (seis módulos de dez horas cada), que equivalem a seis meses de estudo.

fonte: Cláudia Emi Izumi, UOL Educação, São Paulo, 05/08/2013
URL: http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/08/05/plataforma-oferece-aulas-online-de-ingles-e-espanhol-a-alunos-da-rede-publica.htm

0 Responses to “Plataforma oferece aulas online de inglês e espanhol a alunos da rede pública”



  1. Deixe um comentário

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Escreva seu e-mail para assinar este blog e saber sobre o envio de novos comentários neste blog.

Junte-se a 88 outros seguidores

Arquivos do blog


%d blogueiros gostam disto: