Um alerta sobre idade mínima para participar nas redes sociais

Nestes dias li um trabalho sobre o uso de Facebook com alunos do Ensino Fundamental II. Nesse texto falavam os autores que a participação foi pouca porque os pais tinham desconfiança com o uso dessa rede social por parte de seus filhos. Imediatamente lembrei que a idade mínima recomendada para participar nessa rede social é de treze anos, como podem ver na figura 1 com as orientações oficiais de Facebook sobre idade mínima para cadastramento.

idade_minima_facebookFigura 1. Orientações oficiais de Facebook sobre idade mínima para cadastramento [clique acima da figura para ampliá-la].

Outro aspecto que era mencionado nesse mesmo artigo é que algumas crianças desse grupo conheciam mais o Orkut (outra rede social), mas de novo penso que acontece a mesma situação com a idade mínima, que também é de treze anos no Orkut, com restrições até os dezoito anos (ver Figura 2).

idade_minima_orkutFigura 2. Página oficial do Orkut com informações sobre a idade para cadastramento [clique acima da figura para ampliá-la].

Sabemos que muitas crianças e jovens possuem perfis com idade falsa nessas redes sociais. Por exemplo, o estudo “TIC Kids On Line 2012” feito no Brasil pelo Cetic.br mostrou, entre outros dados, que 42% das crianças de 9 a 10 anos pesquisadas possuem contas em redes sociais, 71% entre 11 e 12 anos e 80% entre as que possuem 13 e 14 anos de idade. 27% do total também possuem mais de um perfil. Cientes da proibição, mas da metade (57%), utiliza uma idade diferente da real.

Como educadores não podemos ignorar esse fato e também não devemos estimulá-lo. Na realidade deveria ser discutido com eles, mas independentemente disso, no caso de querer o professor utilizar as redes sociais com seus alunos, poderia usar outras alternativas de redes sociais que foram pensadas para seu uso na educação e sem ter essa limitação.

 Por exemplo, Edmodo é um recurso muito útil, um híbrido de AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) e uma rede social,  que lembra muito o layout e funcionalidades de Facebook, mas pensado efetivamente para a educação. O professor cria a sala e convida os alunos e também pode convidar os pais dos alunos.

edmodo-twiducate

Um AVA como Shoology e um sistema wiki como Wikispaces, não terão o fascínio de uma rede social, mas possuem formas de gerenciamento seguro quando os alunos são do nível de Ensino Fundamental.

Como é dito por Mattar em um livro recente “Web 2.0 e Redes Sociais na Educação“, “as redes sociais são o habitat da geração que recebemos hoje, em nossas escolas e universidades. Portanto, incorporar as redes sociais à educação parece um passo instintivo para mantermos o contato com nossos alunos” (MATTAR, 2013, p. 15), mas o fato de haver uma idade mínima nas redes sociais mais frequentadas pelos alunos não deveria ser ignorado pelos professores que deverão encontrar soluções para esse problema.

0 Respostas to “Um alerta sobre idade mínima para participar nas redes sociais”



  1. Deixe um comentário

Deixe aqui seu comentário




Escreva seu e-mail para assinar este blog e saber sobre o envio de novos comentários neste blog.

Junte-se a 103 outros assinantes

Arquivos do blog