Programa e-Tec Idiomas Sem Fronteiras democratizará acesso a cursos gratuitos

Democratizar o acesso a cursos de idiomas gratuitos e de qualidade reconhecida. Esta é a proposta do Programa e-Tec Idiomas Sem Fronteiras, lançado nacionalmente nesta quinta-feira, 15 de maio, em Pelotas.  A iniciativa pertence ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).

O Programa ofertará a estudantes e servidores da Rede Federal de Educação Profissional cursos de Inglês, Espanhol e, também, de Português para Estrangeiros, na modalidade a distância. As aulas iniciarão em agosto, em todo o Brasil. Os cursos terão três módulos, cada um com 200 horas.

Durante o lançamento, o reitor do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Marcelo Bender – representando o Conif no evento – destacou a importância do ensino de outros idiomas nas instituições da Rede Federal. Ele chamou a atenção para o fato de que o desconhecimento de línguas tem sido causa de impedimento para que muitas pessoas sejam beneficiadas por programas de mobilidade, como o Ciência sem Fronteiras.

A titular da Assessoria de Assuntos Internacionais (Assint) do IFSul, que está na coordenação nacional do Programa e-Tec Idiomas, Lia Pachalski,  salientou que será possível, por meio desta iniciativa, oferecer um ensino de idiomas de qualidade e acessível a todos.  Para Lia, os cursos aumentarão as possibilidades de intercâmbios internacionais e serão diferenciais que os estudantes terão para o ingresso no mercado de trabalho.

Além de terem o conhecimento do idioma, os participantes receberão certificação. Algo que a professora de Português e Espanhol, Ana Regene Varela, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), considera essencial. Ela acredita que muitos alunos perdem oportunidades porque lhes faltam o conhecimento ou o meio de comprovar oficialmente que têm domínio de uma língua estrangeira. “Muitos sabem a língua, mas não têm o certificado para participar de um programa quando o mesmo lhes é exigido”, avalia.

Treinamento – Até sábado (17), representantes de institutos federais de todo o Brasil permanecerão em Pelotas, em capacitação para trabalhar com as ferramentas do programa. O treinamento, dividido em três etapas, está sendo repassado por servidores do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), já que foi o Núcleo de Produção e Tecnologia Educacional (NPTE) do instituto que desenvolveu os elementos necessários para a realização dos cursos, tais como o ambiente virtual de aprendizagem e o material didático.

Agora, participam os coordenadores dos institutos federais que vão atuar nos cursos de Espanhol. No final deste mês, a capacitação será no curso de Inglês, e, em junho, no de Português para Estrangeiros.

e-Tec Idiomas – O Programa foi desenvolvido pelo IFSul, com a efetiva colaboração dos institutos federais do Ceará (IFCE) e do Rio Grande do Norte (IFRN), que elaboraram os conteúdos de Inglês e Espanhol. O IFSul ficou responsável pela criação dos conteúdos de Português para Estrangeiros.

O e-Tec Idiomas sem Fronteiras é inédito para a Rede e visa a oferecer cursos de idiomas, capacitando estudantes e servidores para o programa Ciência sem Fronteiras e demais projetos de mobilidade internacional, sendo uma ferramenta importante para o processo de internacionalização e cooperação internacional.

Na modalidade a distância, busca atender, de forma qualificada, uma demanda significativa no meio da Educação Profissional. Também  é destinado a trabalhadores que atuam na área de serviço e enfrentam, no dia a dia, dificuldades na comunicação com visitantes ou comerciantes estrangeiros.

fonte:
autor: Miguel Ahid, com informações da Ascom do IFSul e CONIF
data: 16 de maio de 2014.
URL: http://www.ifma.edu.br/index.php/departamentos/6884-programa-e-tec-idiomas-sem-fronteiras-democratizara-acesso-a-cursos-gratuitos
Imagem: http://portalead.ifma.edu.br/images/20140515_095621reduzi.png

0 Responses to “Programa e-Tec Idiomas Sem Fronteiras democratizará acesso a cursos gratuitos”



  1. Deixe um comentário

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Escreva seu e-mail para assinar este blog e saber sobre o envio de novos comentários neste blog.

Junte-se a 88 outros seguidores

Arquivos do blog


%d blogueiros gostam disto: