Novos textos sobre tecnologia e ensino de línguas na revista Diálogo das Letras

dialogo-das-letras-logo

No último número da revista Diálogo das Letras (v.3, n. 1, 2014) (UERN) aparecem três artigos dedicados ao tema das tecnologias para ensino-aprendizagem de línguas.

Estes são os artigos de nosso interesse com seus resumos correspondentes:

BELÉM,  Breno de Campos. O blog como ferramenta pedagógica no ensino de produção escrita em língua inglesa no PARFOR. Diálogo das Letras,  v. 3, n. 1, 2014.

Este estudo é um relato de experiência de uma pesquisa-ação que objetiva analisar o uso de um blog como ferramenta fomentadora da motivação e da colaboração direcionadas para a produção escrita dos alunos de licenciatura em língua inglesa do Plano Nacional de Formação Docente (PARFOR) na aprendizagem de língua inglesa. O estudo foi realizado durante a disciplina de língua inglesa II em caráter intensivo com 22 alunos no município de Breves-PA. Na ocasião, as atividades de produção escrita foram realizadas no laboratório de informática da escola de ensino fundamental e médio Emerentina em que as aulas eram realizadas, mas os alunos poderiam realizar as atividades com internet em seus telefones móveis e internet pessoal, caso possuíssem acesso. Os resultados apontam para a satisfação e a motivação real dos alunos ao realizarem as atividades no blog. Os alunos também puderam tirar vantagem das atividades previamente postadas pelos outros mais habilidosos tanto na produção escrita, quanto no manejo da tecnologia.
http://periodicos.uern.br/index.php/dialogodasletras/article/download/1111/617

RODRIGUES, Jessica Tomimitsu; MOTTER, Rose Maria Belim. Brave new world: literatura e tecnologias digitais no ensino de língua inglesa. Diálogo das Letras,  v. 3, n. 1, 2014.

O presente trabalho propõe refletir sobre a validade e eficiência de uma proposta pedagógica para o ensino de língua inglesa em salas de aulas regulares que une a Literatura e as Tecnologias Digitais. Em concomitância com a análise, discorre-se a respeito do papel do texto literário no desenvolvimento humano (LIMA, 2009), a proposta da Literatura na sala de aula (BORDINI; AGUIAR, 1993 e KLEIMAN, 1996), o ciberespaço e sua relação com a literatura (MURRAY, 2003) e uma proposta literária-cibernética para o ensino-aprendizagem de língua inglesa (BRENNER, 2014 e CHINNERY, 2014) para os chamados nativos digitais (PRENSKY, 2001). Analisar-se-á, também, o status do inglês como língua internacional, intrinsecamente ligado às relações de poder, políticas, econômicas e também identitárias; refletindo, portanto, nas propostas de ensino-aprendizagem para domínio fluente do idioma. Nesse sentido, a obra que intitula o trabalho, livro de excelência de Aldous Huxley e também versos shakespearianos, Brave New World, propõe um rompimento com as barreiras impostas bem como um incentivo à mudança, inovadora com as tecnologias e emancipadora com a literatura, na prática pedagógica de ensino de língua inglesa.
http://periodicos.uern.br/index.php/dialogodasletras/article/download/1112/618

BATISTA, Antônia Elly Vanessa Moura; NETO, José Rodrigues de Mesquita. Site Centro Virtual Cervantes: uma análise metodológica de suas atividades. Diálogo das Letras,  v. 3, n. 1, 2014.     

Como sabemos vivemos num mundo mediado pela tecnologia, essa ferramenta propiciou uma verdadeira evolução no cotidiano das pessoas e principalmente dos docentes e dos alunos que estão constantemente utilizando-a no processo de ensino aprendizagem. Em virtude disso este trabalho tem como objetivo analisar propostas de atividades didáticas no site centro virtual Cervantes e qual o tratamento metodológico dado a estas, bem como verificar se o site traz atividades que estimulem o letramento digital nos usuários. Através de uma pesquisa interpretativista com abordagem qualitativa analisamos quatro atividades do site e usamos como aporte teórico autores como: Araújo (2007), Mortatti (2004), Ribeiro (2006), Buzato (2003) entre outros. Para nossa análise utilizamos dois critérios: verificar se as propostas de atividades didáticas trazidas pelo site contribuem para desenvolver as práticas de letramento digital e, o segundo critério, investigar também que habilidades linguísticas, comunicativas e tecnológicas são exigidas dos usuários para desenvolver as atividades propostas pelo site. Dessa forma constatamos que as atividades do site abordam o fenômeno do letramento digital (prática de enviar e-mail, navegar em ambientes virtuais e páginas WEB), e que contribuem muito para letrar os alunos – usuários no ambiente virtual tendo em vista que hoje o mundo está cada vez mais digital.

http://periodicos.uern.br/index.php/dialogodasletras/article/download/1113/619

As três referências foram acrescentadas à biblioteca deste blog.

0 Responses to “Novos textos sobre tecnologia e ensino de línguas na revista Diálogo das Letras”



  1. Deixe um comentário

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Escreva seu e-mail para assinar este blog e saber sobre o envio de novos comentários neste blog.

Junte-se a 88 outros seguidores

Arquivos do blog


%d blogueiros gostam disto: