> Teses e dissertações

– ALONSO FERNÁNDEZ, Ana María. El blog en la enseñanza de Español como Lengua Extranjera. MarcoELE, suplementos, 13, 2011.

ARAÚJO-JÚNIOR,  João da Silva.  Gêneros  digitais: uma  análise  de  propostas  de  atividades  em  livros didáticos  de  espanhol  como  língua  estrangeira.  226  f.  Dissertação  (mestrado)  – Universidade Federal do Ceará, Ceará, 2008.

BONOTTO, Renata Costa de Sá. Internet na sala de aula de língua estrangeira: formação de professores a distância. Programa de Pós-Graduação em Letras. Instituto de Letras. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2007.

CAMPOS, Artur Andre Martinez. A aquisição da língua inglesa usando as novas tecnologias da informação e comunicação: a apropriação do conhecimento. Mestrado em Educação, UFSE, 2008.

CARVALHO, Tatiana Lourenço de.  O Gênero digital e-mail no desenvolvimento da escrita e da interação professor-aluno: uma  experiência  de  ensino  de  espanhol  como  língua  estrangeira.  250f. Dissertação (mestrado) Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2010.

CASTELA, Greice da Silva. A leitura e a didatização do (hiper)texto eletrônico no ensino de espanhol como língua estrangeira (E/LE). Doutorado. UFRJ, Faculdade de Letras, RJ, 2009. 252 páginas.

CASTELA, Greice da Silva. Estratégias de interação em sala de “bate-papo”: espanhol escrito com funcionamento conversacional. UFRJ, Faculdade de Letras, RJ, 2005. 245 páginas.

COSTA,  Giselda dos Santos. Mobile Learning: Explorando potencialidades com o uso do celular no ensino–aprendizagem de língua inglesa como língua estrangeira com alunos da escola pública, Tese. Programa de Pós-graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, 2013.

FARIA,  Helen de Oliveira. Socializando e aprendendo: a incorporação da rede social Orkut ao ensino de língua inglesa. dissertação, Poslin, UFMG, 2010.

FIALHO, Vanessa Ribas. Comunidades virtuais na formação de professores de Espanhol Língua Estrangeira a distância na perspectiva da complexidade. Tese de doutorado. Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Católica de Pelotas, 2011.

JULIANO, Sandra Mára Tiveron. O computador no ensino de língua inglesa e os desafios à formação docente. Dissertação Programa de Mestrado em Educação, Universidade de Uberaba, 2006.

LANZA, Heloisa Helena. Uso pedagógico do blog no ensino-aprendizagem de espanhol. Elaboração e avaliação de uma tarefa. Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem. Pontificia Universidade Católica de São Paulo, 2007.

– LIMA, Francis Chagas. Formando leitores na era digital: reflexões sobre a abordagem da leitura no ensino de E/LE através do mundo virtual. Mestrado em Linguística, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2009. [Parte 1] [Parte 2].

MACEDO, Rita de Cássia Cunha Gomes. O uso de SMS em sala de aula de língua inglesa: limites e possibilidades. Dissertação. Programa de Pós-graduação em Linguística, Universidade Federal de Uberlândia, 2008, 190 f.

MOSCOSO, Maria da Conceição Lopes. TIC no ensino do Espanhol Língua Estrangeira. Porto: [Edição do Autor], 2010.

MOTTA, Taise Figueira. Leitura em inglês no ensino médio: uma análise da atividade de leitura na escola e sua relação com a comunicação mediada por novas tecnologias, 2008.

NAGAMINE, Anie Gomez. Lapidando as competências de professores de línguas em contexto EAD/TIC`s. Dissertação (mestrado), Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Mestrado em Linguística Aplicada, Universidade de Brasília, 2011. 

SANTOS,  Valéria Augusta Rocha de Assis. Wikis na produção textual colaborativa de notícias on-line em inglês como L2 no meio virtual: um estudo de caso, dissertação. Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, 2011.

TAVARES, Arice Cardoso. O papel dos Objetos de Aprendizagem no ensino de línguas: Uma análise em cursos on-line de Espanhol como Língua Estrangeira. Mestrado em Letras, Universidade Católica de Pelotas, 2007.

< retornar a biblioteca

1 Response to “Teses e dissertações”


  1. 1 Alberto Chirindzane 14/08/2016 às 2:50 pm

    Grato pela informacao disponibilibilizada.


Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Escreva seu e-mail para assinar este blog e saber sobre o envio de novos comentários neste blog.

Junte-se a 96 outros seguidores

Arquivos do blog


%d blogueiros gostam disto: